Cooperativas

Unicafes/AL realiza reunião de alinhamento do Selo do Biocombustível Social em Alagoas

Encontro reuniu representantes de cooperativas que participam do programa no estado e contou com a presença da diretora do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Vivian Libório

Por Assessoria 11/11/2025 18h55
Unicafes/AL realiza reunião de alinhamento do Selo do Biocombustível Social em Alagoas
Reunião ocorreu na segunda-feira (10) - Foto: Assessoria

A União das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária em Alagoas realizou na segunda-feira (10) uma reunião de alinhamento do programa do Selo do Biocombustível Social no estado. O encontro serviu para discutir e planejar os próximos passos de fortalecimento da política pública do Governo Federal que garante a presença da agricultura familiar alagoana na produção do biodiesel.

A reunião foi realizada na sede do Ministério do Desenvolvimento Agrário em Alagoas (MDA/Mapa), contando com a presença da Diretora de Inovação para Produção Familiar e Transição Agroecológica e da Coordenadora-Geral de Inclusão da Agricultura Familiar na Transição Energética do MDA, Vivian Libório e Virgínia Mendes. Também compareceram representantes das cooperativas que fazem parte do Selo do Biocombustível Social em Alagoas, sendo elas Pindorama, COOPAQ, Coobapi, Capial, Cooperal, Coopal, Carpil e Coopaiba, que é considerada exemplo a nível nacional de modelo de produção e inclusão social do programa.

Estiveram presentes o presidente e o vice-presidente da Unicafes-AL, Antonino Cardozo e Roberto Moura; a secretária de mulheres da Unicafes-AL, Maria José; o secretário-geral da Unicafes-AL, Francisco Souza Irmão e o diretor-financeiro da Unicafes-AL, Edivaldo Júnior.

“Chegamos ao Selo do Biocombustível Social e, doze anos depois, temos mais de 8 mil agricultores familiares participando e mais de 14 cooperativas. Chegou aquele momento, de fazer a arrumação e de poder adequar a metodologia e ajustar o programa para a gente incluir mais cooperativas. O nosso objetivo é chegar a universalizar as 46 cooperativas que nós temos no nosso sistema, e reuniões como essa só mostram o nosso compromisso em manter, planejando, organizando e melhorando", declarou o presidente da Unicafes-AL, Antonino Cardozo, que também destacou os benefícios trazidos pela política pública ao estado.

“Uma das externalidades mais positivas dessa política nos últimos anos foi que nós conseguimos universalizar a assistência técnica para regiões que nunca tiveram em Alagoas, como a Região Sul. Hoje o programa mantém mais de 40 técnicos agrícolas, mais de 5 engenheiros agrônomos, coordenando mais de 8 mil famílias no estado", explicou.

"Tudo que evolui precisa ser otimizado e revisado. A gente veio aqui nessa tarde assumir compromisso com o nosso ministro Paulo Teixeira da importância que isso tem para Alagoas e da importância que as cooperativas de Alagoas dão a essa política pública. Por isso que estamos encerrando aqui", concluiu.