Cooperativas
Unicafes/AL realiza dia de campo em cooperativa pioneira de Alagoas no Selo do Biocombustível Social
Coopaiba é pioneira e a primeira de um calendário organizado pela entidade
A União das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária em Alagoas (Unicafes/AL) realizará nesta sexta (24) um dia de campo na sede Cooperativa dos Agricultores Familiares e do Empreendimento Solidários de Piaçabuçu (Coopaiba). A visita técnica abre um calendário elaborado pela Unicafes/AL na última reunião ampliada da diretoria e passará por todas as cooperativas beneficiadas pelo Selo do Biocombustível Social, começando pela pioneira.
Considerada pioneira na cocoicultura no estado, virou destaque nacional no cultivo da principal matéria-prima do biodiesel. O presidente da cooperativa, Antonino Cardozo, realiza um trabalho contínuo de intercooperação, levando o modelo de produção da Coopaiba de exemplo por todo o território nacional, apresentado, inclusive, ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante a cerimônia do aumento da mistura do biodiesel ao diesel (B15).
O Selo do Biocombustível Social é uma política pública nacional que garante a presença da agricultura familiar na produção do biodiesel, na concessão de matéria-prima, garantindo um canal de comercialização para os produtos do agricultor familiar, gerando emprego e renda para os beneficiados.
“Fiquei muito feliz em participar da reunião e testemunhar a citação da Coopaiba como referência nacional. É motivo de orgulho para todos nós, especialmente os alagoanos, ver uma cooperativa do nosso estado ser destacada pelo impacto que gera na economia e na inclusão social”, afirmou o ministro interino dos transportes, George Santoro, à ocasião.
"A partir da gestão do selo biocombustível social, estamos avançando na atuação e na participação da agricultura familiar no norte e nordeste semiárido e estamos aqui hoje", declarou Vivian Libório, diretora especialista em transição energética do Ministério de Desenvolvimento Agrário, que definiu o estado de Alagoas como referência na política de transição energética no Brasil.
"O estado de Alagoas tem sido referência nessa agenda porque, estamos no processo de reformulação do selo biocombustível social, a gente está avançando nessa agenda e avançando para aumentar a quantidade de agricultoras e agricultoras familiares incluídas no selo", destacou.
Será um dia de palestras, troca de experiências, fortalecimento de conexões e aprendizados. O encontro também contará com a presença do novo secretário do estado de agricultura, Marcelo Melo. O início das atividades está marcado para às 08h e as inscrições podem ser realizadas online.
Serviço:
Dia de Campo: 24/10
Local: Sede da cooperativa Coopaiba (Rod. Dalmo Moreira Santana, Povoado Barreiras, Piaçabuçu/AL)
Horário: 08h às 12h
Inscrições: https://docs.google.com/forms/...
Mais lidas
-
1Aposta do Brasil no Oscar 2026
Premiado, ‘O Agente Secreto’ é aprovado com nota máxima de crítica especializada
-
2True Crime
Conheça caso real por trás da minissérie O Monstro de Florença
-
3Escritor
Hayton Rocha lança novo livro em Maceió na véspera da Bienal do Livro de Alagoas
-
41 x 1
CRB empata com América-MG e permanece na nona colocação da Série B
-
5Litoral Norte
Olhar da Gente chega a São Miguel dos Milagres e realiza triagens




