Cooperativas
Alagoas ganha primeira cooperativa produtora de cacau
A constituição da cooperativa, que também vai produzir chocolate alagoano, impulsiona a produção na região norte do estado

Com apoio do Sescoop Alagoas, produtores locais de cacau se uniram e fundaram, nesta quarta (4), a primeira cooperativa de cacau do estado, marcando um passo histórico para o cooperativismo e abrindo novos horizontes para a agricultura alagoana. O Sescoop/AL esteve presente na assembleia de fundação da Cooperativa de Produtores de Cacau (Coopcacau).
A coop atua na cidade de Matriz de Camaragibe e região, inicia com 70 cooperados e a partir do cultivo da fruta, produzirá chocolates, chá, panetone, entre outros produtos derivados.
Segundo o presidente Ramon Dantas, o próximo passo é o registro no Sistema OCB. “O cooperativismo foi a forma que vimos para nos organizar e crescer. A gente entende que se registrar ao Sistema OCB vai nos ajudar a somar, pois os serviços oferecidos pelo Sescoop vão contribuir para o nosso desenvolvimento”, disse Ramon Dantas. Durante o evento, o superintendente Adalberon Sá Júnior palestrou sobre cooperativismo e soluções do Sescoop/AL.
“A constituição de uma cooperativa pioneira em produção de cacau é uma vitória para o cooperativismo alagoano. Os cooperados mostram que Alagoas tem condições de cultivar a fruta e oferecer produtos de alta qualidade. A Coopcacau pode contar com o Sescoop para se fortalecer ainda mais”, explanou Adalberon Sá Júnior.
Mais lidas
-
1Aniversário
Judiciário prestigia cerimônia de 178 anos da Capitania dos Portos
-
2True Crime
Real ou imaginação! Quem foi Adeline na história de Ed Gein?
-
3Emissão
Cartórios de Alagoas passam a emitir a nova Carteira de Identidade Nacional a partir desta quarta-feira
-
4Demência frontotemporal
Esposa de Bruce Willis sobre doença do astro: 'Longo adeus'
-
5Valores
Cooperativas mirins constroem hoje o mundo melhor de amanhã