Cooperativas
Ufal e Sescoop/AL vão firmar parceria no campo do cooperativismo
Proposta surgiu a partir das ações para o 'Dia C', evento anual promovido pela entidade

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) deu um importante passo na construção de parcerias estratégicas voltadas ao fortalecimento do cooperativismo no estado. Em reunião realizada na terça-feira (8), o reitor Josealdo Tonholo recebeu representantes do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo em Alagoas (Sescoop/AL) para discutir futuras ações conjuntas.
As analistas do Sescoop/AL, Victória Karollina e Lívia Chaves levaram ao reitor uma proposta de cooperação em torno do “Dia C” —o Dia de Cooperar—, evento anual promovido pela entidade no fim de agosto. O foco dessa ação é a valorização e a divulgação do cooperativismo por meio de atividades educativas, sociais e comunitárias.
O reitor reconheceu a correlação do “Dia C” com várias ações já desenvolvidas pela Ufal no campo da economia solidária e do associativismo. Tonholo destacou as parcerias já existentes com o Sebrae e com a Receita Federal, por meio do Núcleo de Apoio Fiscal e Contábil (NAF), da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (Feac), que, em breve, terá pontos de atendimento voltados à comunidade universitária e às pessoas que moram no entorno da Universidade.
As representantes do Sescoop/AL ressaltaram que o “Dia C” envolve uma ampla programação, incluindo cursos, exposições de serviços oferecidos por cooperativas locais e ações sociais voltadas à saúde, à educação e à cidadania, todas alinhadas aos objetivos do desenvolvimento sustentável (ODS). Inclusive, o reitor anunciou às visitantes que a Ufal foi certificada com o Selo ODS EDU, reconhecimento conferido às instituições comprometidas com a implementação dos princípios defendidos pela Organização das Nações Unidas (ONU).
Diante das ações anunciadas pela Sescoop, Tonholo sugeriu a formalização da parceria por meio de um termo de cooperação. O objetivo seria viabilizar a realização de eventos, formações e outras atividades de interesse mútuo, voltadas tanto para a comunidade acadêmica quanto para o público externo.
Promoção social
Criado em 1998 pelo governo federal, o Sescoop atua na formação profissional, no monitoramento e na promoção social no âmbito das cooperativas. Em Alagoas, o órgão foi instituído em 1999 como unidade descentralizada da Organização das Cooperativas do Brasil (OCB), com atuação vinculada ao Sindicato e à Organização das Cooperativas do Estado de Alagoas.
Com a aproximação entre Ufal e Sescoop/AL, abre-se mais leque de colaboração institucional em prol do desenvolvimento regional e da inclusão social por meio do cooperativismo.
Mais lidas
-
1Reviravoltas inesperadas!
Casais de 'Vale Tudo': quem fica com quem ao longo da novela
-
2Vilã sem escrúpulos
Como Maria de Fátima separa Afonso de Solange em 'Vale Tudo'
-
3Vingança e mistério!
'Cuspirei em Seus Túmulos' é a nova série colombiana que todo mundo está assistindo
-
4Nota
Veja o funcionamento dos Correios nos feriados de abril
-
5Maldade na veia
O que acontece com a grande vilã Sirin no final de 'Força de Mulher'?