Cooperativas

Fórum Regional da Ufal passa a ter coleta seletiva

Materiais serão repassados à Cooplum, que beneficia 35 famílias; servidores podem colaborar levando papel, papelão, garrafas pet, entre outros itens

Por Dicom TJ/AL 11/03/2025 18h43
Fórum Regional da Ufal passa a ter coleta seletiva
Dois contêineres foram disponibilizados no fórum - Foto: Cortesia

O Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ/AL) implantou, na segunda-feira (10), a coleta seletiva no Fórum Regional da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Todo o material será repassado à Cooperativa de Recicladores Urbanos de Maceió (Cooplum), que funciona em Jacarecica e beneficia 35 famílias.

A coleta interna é feita pelos profissionais da limpeza do Fórum, que passaram por capacitação. Servidores também podem contribuir levando de suas casas papel, papelão e garrafas pet, por exemplo. Os itens devem estar separados para essa finalidade.

Os materiais serão pesados e encaminhados à cooperativa. De acordo com o diretor do Fórum, Gustavo Toledo, foi colocada uma lixeira específica em cada setor para o descarte de recicláveis.

"Esses materiais são, posteriormente, recolhidos pela equipe de limpeza e descartados nos contêineres apropriados para envio", explicou.

Foram instalados dois contêineres para receber os materiais recolhidos em cada setor do Fórum.

"A coleta seletiva contribui diretamente para a proteção do meio ambiente. É um verdadeiro gesto de amor, pois estamos tentando contribuir com um futuro melhor para as próximas gerações", afirmou o diretor.

Atualmente, a coleta seletiva já funciona na sede do TJ/AL, no Fórum da Capital, na Corregedoria, na Escola da Magistratura (Esmal) e no Fórum de Arapiraca. No ano passado, o Judiciário estadual encaminhou 37,6 toneladas de material para reciclagem.

A iniciativa é conduzida pelo Núcleo Socioambiental do TJ/AL. A implantação no Fórum da Ufal faz parte de um projeto de coleta especial, que deve chegar, até o final de abril, aos fóruns do Benedito Bentes e da Ponta Verde, à Casa da Mulher Alagoana e às unidades judiciárias que funcionam no Terminal Rodoviário de Maceió.

Os servidores da unidade que mais contribuir com a coleta serão premiados no final do ano.