Cooperativas

Colaboradoras e cooperadas gestantes recebem atenção especial na Unimed Maceió

Isenção de taxas de coparticipação, ações educativas com foco no parto adequado, brindes personalizados, entre outros, são alguns dos cuidados ofertados a este público

Por Assessoria 19/12/2024 17h14
Colaboradoras e cooperadas gestantes recebem atenção especial na Unimed Maceió
Unimed Maceió - Foto: Assessoria

Colaboradoras e cooperadas gestantes da Unimed Maceió ganham atenção especial durante esta fase tão importante na vida das mulheres. Por meio de ações do Programa Equilíbrio, desenvolvido pela Cooperativa, é possível ter um suporte integral do momento da descoberta até o retorno ao trabalho (após o nascimento da criança), com acesso a serviços como apoio psicológico, ações educativas e outros programas disponíveis para este público como o “Novo Jeito de Nascer”.

De acordo com a gerente de Gestão com Pessoas da Unimed Maceió, Christina Barros, já no momento de comunicar a gravidez, as colaboradoras e cooperadas gestantes recebem no ambulatório um sapatinho e um quadro para as futuras fotos, além de um “kit baby” que ganham quando do nascimento do bebê. Além delas, as esposas gestantes dos colaboradores também recebem o kit.

“Estes gestos simples e todo o suporte que ofertamos por meio das ações de programas estratégicos da Unimed refletem nosso cuidado com quem faz parte do nosso time, em um momento tão especial de suas vidas. Além dos mimos, as direcionamos para participarem das ações do Programa Novo Jeito de Nascer, focado no estímulo a um parto adequado e uma experiência positiva na gestação ao puerpério”, esclareceu a gerente.

Segundo Chris, outra iniciativa importante é a isenção da taxa de coparticipação para consultas das gestantes colaboradoras e de seus bebês até o primeiro ano de vida, além de reposicionamento nas funções quando atuam em áreas insalubres.

“Elas merecem um cuidado especial e por isso, aquelas que atuam em áreas insalubres recebem atenção ainda mais específica e são redirecionadas para funções mais adequadas, sem qualquer prejuízo salarial. Após o nascimento do bebê, a Unimed também prioriza o retorno das colaboradoras ao trabalho somente após 30 dias de férias, ampliando o tempo de adaptação com a nova jornada materna.

Mariana Florência, coordenadora do setor de Estratégia, Governança, Risco e Compliance (EGRC) da Unimed Maceió, teve seu bebê este ano e destacou a importância do cuidado da empresa durante este período. “Além de toda a atenção na gestação, no momento mais difícil de minha vida quando do nascimento prematuro de meu bebê, recebi o apoio fundamental de toda a equipe. Foi uma verdadeira rede de apoio e isso fez toda a diferença durante todo o momento”, disse Mariana.

Atualmente, as mulheres representam 69,4% do total de funcionários da Unimed Maceió.

Programa Equilíbrio

O Programa Equilíbrio da Unimed Maceió possui três pilares – Saúde Física, Saúde Mental e Relações Sociais. Além das ações focadas nas gestantes, os colaboradores em geral têm acesso a serviços como apoio psicológico, iniciativas e campanhas de incentivo à mudança de hábitos para uma vida mais saudável e ativa. O objetivo é promover a saúde e o bem-estar dos colaboradores por meio da prevenção e conscientização sobre a importância dos cuidados com o corpo e a mente.