Cooperativas

Cooperativismo firma parceria com a OAB/AL para criação de Comissão do Direito Cooperativo

Por Assessoria 26/07/2024 10h28
Cooperativismo firma parceria com a OAB/AL para criação de Comissão do Direito Cooperativo
Ferramenta importante para o setor busca difundir os conceitos do direito cooperativo e apoiar os profissionais que atuem no segmento - Foto: Assessoria

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Sedics), por meio da Secretaria Executiva do Cooperativismo, Associativismo e Economia Solidária, firmou mais uma parceria para o fortalecimento do cooperativismo em Alagoas. Com a Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas (OAB/AL), foi criada a Comissão do Direito Cooperativo.

Nessa segunda-feira (22), a secretária Alice Beltrão e o secretário Executivo do Cooperativismo, Adalberon Sá Júnior, e o presidente da OAB/AL, Vagner Paes, oficializaram a criação da Comissão, na sede da Ordem.

Presidida pela advogada Isabele Callumby, a Comissão tem como objetivo promover o estudo do direito cooperativo e contribuir para a formação de profissionais com uma visão ampla das questões jurídicas que envolvem o setor cooperativo.

Para o secretário Adalberon, a parceria é uma importante ferramenta de fomento do setor. “A Comissão voltada para o cooperativismo tem como obrigação a defesa do segmento e o seu desenvolvimento, buscando sempre um ambiente jurídico legal que dê segurança para as cooperativas e para os cooperados, sendo um braço de apoio aos advogados que atuam ou pretendem atuar no segmento e elaborando ações que estimulem o estudo, a discussão e a defesa do cooperativismo”.

A secretária Alice Beltrão destaca que apoiar e fomentar o cooperativismo é essencial para o desenvolvimento do setor e, consequentemente, para o desenvolvimento econômico do estado. “O cooperativismo em Akagoas é exemplo para o Brasil. Somos o primeiro e único estado a ter uma Secretaria Executiva do Cooperativismo, que atua dentro da pasta do Desenvolvimento Econômico. E estamos buscando parcerias para consolidar o papel do cooperativismo em diferentes áreas. Seja na Contabilidade, como firmamos com o Conselho Regional para a criação da Comissão de Cooperativismo Contábil, seja na sugestão de Leis ou na divulgação na sociedade do setor cooperativo e seus benefícios”.