Cooperativas

Sedics leva cooperativismo e empresas beneficiadas pelo Prodesin para a Semana Copant 2024

Por Ascom Sedics 30/04/2024 14h14
Sedics leva cooperativismo e empresas beneficiadas pelo Prodesin para a Semana Copant 2024
Sedics expõe produtos das cooperativas alagoanas e empresas beneficiadas pelo Governo do Estado na Semana Copant - Foto: Agência Alagoas


A Secretaria de Estado do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Sedics) levou vídeos e produtos das cooperativas alagoanas e das empresas que receberam incentivos do Governo do Estado, por meio do por meio do Programa de Desenvolvimento Integrado do Estado (Prodesin), para a reunião anual da Comissão Pan-Americana de Normas Técnicas (Copant) 2024.

A abertura oficial da Semana Copant foi realizada nessa segunda-feira (29), no Hotel Jatiúca, com a presença do governador Paulo Dantas e de representantes de 40 países que integram a Copant.

No espaço, as secretarias de Desenvolvimento, Turismo (Setur) e Relações Internacionais (Serfi) montaram uma vitrine de Alagoas, apresentando o que o Estado tem a oferecer aos investidores. A exposição ficará disponível durante toda a programação, que segue até o dia 1º de maio.

Para a secretária Alice Beltrão, o evento é uma excelente oportunidade para apresentar o cenário econômico, os investimentos e os atrativos do estado.

“É uma honra recebermos um evento tão importante, de nível internacional, que tem como tema principal as mudanças climáticas e a sustentabilidade. Temos uma mídia espontânea para apresentar todo potencial do nosso estado. Alagoas está pronta para receber investimentos dos mais variados setores”, avalia.

A secretária destaca que o Governo do Estado segue trabalhando para implantar políticas públicas que levem Alagoas ao desenvolvimento econômico sustentável. “Nosso estado já conta com 87% da matriz energética oriunda das energias renováveis. Estamos fazendo um levantamento sobre a produção de energia e temos, cada vez mais, investimentos nesse setor. Além disso, a Sedics conta com a Superintendência de Desenvolvimento e Sustentabilidade, que monitora os Negócios de Impacto e participa das discussões sobre economia sustentável”, complementa.

Outro destaque é o trabalho das cooperativas, que alimenta mais de 300 mil alagoanos, além de promover a geração de empregos diretos e indiretos para cerca de 200 mil pessoas por meio das mais de 240 cooperativas espalhadas por todo o estado. “O cooperativismo passou a ser reconhecido como um vetor de desenvolvimento econômico e social de vital importância”, destaca Alice.

Durante a solenidade de abertura, o governador Paulo Dantas enfatizou a significância do encontro para o estado, destacando que ele possibilita que o estado se torne ainda mais “eficientes, propositivo e resolutivos”, especialmente no que se trata à adoção de normas técnicas inovadoras.

O evento que é considerado o maior evento de normalização técnica das Américas ainda tem na programação a criação de um parque da Copant, em Marechal Deodoro, onde cada representante dos países participantes foi convidado a plantar uma árvore para reforçar a proposta do evento de discutir a sustentabilidade e o meio ambiente.