Cooperativas

Sedics leva cooperativas alagoanas para a rodada de negócios da ApexBrasil

Primeira rodada de negócios presencial para impulsionar as exportações do cooperativismo será realizada em maio

Por Sedics 22/04/2024 10h36
Sedics leva cooperativas alagoanas para a rodada de negócios da ApexBrasil
Edição do programa em Alagoas, reuniu 13 empresas alagoanas para a rodada de negócios - Foto: Pei Fon/Agência Alagoas

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Sedics), por meio da Secretaria Executiva de Cooperativismo, Associativismo e Economia Solidária, tem articulado a participação das cooperativas alagoanas promovidas pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). Na busca por impulsionar as exportações do cooperativismo brasileiro, será realizado o "Exporta Mais Brasil Cooperativas", a primeira rodada de negócios presencial exclusiva para o setor, nos dias 16 e 17 de maio, na sede da ApexBrasil, em Brasília.

O foco do encontro é reunir compradores internacionais do setor de alimentação e bebidas para saúde e bem-estar com 20 empresas brasileiras, sendo 13 alagoanas.

A secretária Alice Beltrão destaca a importância do programa da ApexBrasil para a economia. “A Apex faz a ponte entre os compradores e os nossos produtores, apresentando as oportunidades de exportação, fazendo a economia circular. E, pensando em alimentação saudável e bem-estar, temos a agricultura familiar que tem um peso muito grande, garantindo produtos seguros, frescos e saudáveis”.

O secretário-executivo do Cooperativismo, Adalberon Sá Júnior, explica que o trabalho da Sedics, além de fortalecer o cooperativismo, busca promover os produtos das cooperativas alagoanas. "Articulamos essas cooperativas para as rodadas de negócios, com o intuito de levar nossos empreendimentos de economia solidária para o mercado internacional".

Na última edição realizada em Alagoas, entre os dias 10 e 13 de abril, seis compradores internacionais fizeram parte das rodadas de negócios com 14 empresas alagoanas. São empresas que trabalham com mel, própolis, sucos, coco, tapioca, farinha, granola e diversos outros produtos derivados prontos para conquistar o mundo.

Além das rodadas de negócios, o evento buscou sensibilizar autoridades e empresas locais para a cultura exportadora, discutindo oportunidades e desafios para a exportação.

Graças aos esforços realizados diariamente, Alagoas vem se destacando no cenário. Em comparação com 2022, as exportações tiveram um de 60,3% no ano passado. Em 2023, Alagoas exportou US$ 943,3 milhões e importou US$ 713,3 milhões em comparação a 2022.