Cooperativas
Cooperativa de Palmeira dos Índios (Carpil) leva delegação nordestina ao Paraná para grande evento nacional
A viagem é para Cascavel, onde percorrerão 8,4 mil quilômetros (ida e volta) em 13 dias, a fim de conhecer as novidades do Show Rural Coopavel 2024
Uma delegação de 108 produtores rurais de seis estados do Nordeste assistidos pela a Cooperativa Regional de Palmeira dos Índios (Carpil), partiu ontem, quarta-feira, 31, rumo a Cascavel, no Oeste do Paraná, onde percorrerão 8,4 mil quilômetros (ida e volta) em 13 dias, a fim de conhecer as novidades do Show Rural Coopavel 2024. A abertura será no próximo domingo, dia 4, e vai até a sexta-feira da outra semana.
E passando em território baiano nesta quinta-feira, 1º, a Carpil fez sua primeira visita técnica à Cooperativa Agroindustrial de Produtores de Frutas (Coopaita) em Itaberaba/BA, que mostrou os métodos que fez a empresa ganhar destaque e conquistar mercados com suas inovações tecnológicas no processamento e comercialização de frutas frescas e desidratadas.
Os participantes tiraram dúvidas e trocaram informações com o ex-presidente, Valdomiro Vicente, que ressaltou a força do cooperativismo e associativismo. A Coopaíta trabalha com exportação para Portugal, por intermédio da junção de 10 cooperativas da Região e do governo estadual.
Intercooperação
A caravana segue em direção a Cascavel/PR. Serão quatro dias de viagem para chegar ao parque tecnológico onde o evento acontece. A intenção dos líderes é que os produtores participem no próximo domingo, às 11h, da missa de abertura do Show Rural, que terá 600 expositores que esperam mais de 300 mil visitantes durante os cinco dias do evento.
A alagoano e presidente de CArpil, Luciano Monteiro e o presidente da Coopavel, Dilvo Grolli, são os personagens centrais da parceria iniciada há 24 anos. Nesses anos todos, cerca de mil produtores, filhos de agricultores, técnicos e autoridades estiveram em Cascavel para conhecer o Show Rural.
Para o pequeno, o médio e o também o grande produtor, a melhor alternativa é o cooperativismo devido a tudo o que oferece e representa. “É preciso levar isso para as escolas e envolver os jovens”, pontua Luciano Monteiro.
Histórico
A Cooperativa Regional de Palmeira dos Índios – CARPIL, tem como área de atuação nos territórios da Cidadania do Agreste, Bacia Leiteira, Médio Sertão, Alto Sertão, Baixo São Francisco, Vale do Paraíba e na Mesorregião Xingo, Estado de Alagoas.
Mais lidas
-
1Apenas 15 anos
Corpo do filho do cantor J Neto é encontrado na cozinha
-
2Confira
Consciência Negra: veja o que abre e fecha em Alagoas nesta quarta-feira (20)
-
3Marechal Deodoro
Ausência do superintendente da Codevasf gera indignação em reunião sobre projetos envolvendo mel e própolis vermelha
-
4Certame
Concurso público da Prefeitura de Rio Largo acontece neste domingo (24) com mais de 36 mil inscritos
-
5É hoje!
Quem saí de 'Fazenda 16'? Enquete mostra qual peão deve ser eliminado. Veja parcial