Cooperativas

Coopaq ganha prêmio Coqueiro de Ouro na maior feira nacional da cadeia produtiva do coco em Fortaleza

A premiação é conferida às empresas que desempenham importante papel na promoção da cocoicultura

Por Daniele Soares/Ascom Coopaq 11/12/2023 13h03
Coopaq ganha prêmio Coqueiro de Ouro na maior feira nacional da cadeia produtiva do coco em Fortaleza
Feira Nacional do Coco, considerada o maior evento da américa latina brasileira de tecnologia, cultura popular e inovação, na cadeia produtiva do coco - Foto: Assessoria

Do dia 06 a 08 deste mês, a Coopaq - Cooperativa dos Agricultores Qualificados, participou da Fenacoco - Feira Nacional do Coco, considerada o maior evento da américa latina brasileira de tecnologia, cultura popular e inovação, na cadeia produtiva do coco.

A Fenacoco foi criada para estudar, discutir e promover o fomento do seguimento, recebendo empresários de todo o Brasil e do exterior para obtenção de novos conhecimentos tecnológicos e realização de negócios.

A premiação pelo Case de Sucesso da Coopaq, veio por meio de convite feito pelo presidente e idealizador da Fenacoco, Bezerra de Menezes, o qual, junto a sua equipe, analisou várias empresas do seguimento e viu que a Coopaq se destacava nos critérios estabelecidos. A premiação é concedida para empresas que desempenham importante papel na promoção da cocoicultura, contribuindo com o crescimento sustentável, econômico e social dessa cadeia e do público que a cerca.

Na solenidade de premiação, o empresário e presidente da Coopaq, Romullo Dantas, falou sobre a história da Cooperativa, contando sua evolução desde sua origem, em 2011.

Falou também sobre os diversos projetos sociais e ambientais, principalmente o Projeto Coqueirais, que foi fundamental para a conquista do prêmio Coqueiro de Ouro.

O Projeto Coqueirais iniciado em 2021, consiste na doação de cerca de 78 mil mudas híbridas, doadas aos agricultores cooperados, para avançarem no plantio de coqueiro na região do Litoral Norte, contemplando 500 hectares plantados. Atualmente já foi alcançando 50% dessa meta, com isso, a área plantada possibilita, além do sequestro de carbono, em cerca de 5,662 toneladas, o crescimento da cultura, com o objetivo de gerar renda e de trazer matéria prima para a Agroindústria Camaragibe, que trabalha com processamento do coco e faz parte do Complexo da Coopaq, comprando o insumo diretamente do agricultor para o seu uso na agroindústria.

Romullo relembrou das dificuldades que precisou superar ainda no início dessa jornada e do seu sonho, que, mesmo diante dos obstáculos, não deixou de acreditar que era possível e viável, levantar uma cooperativa que atendesse aos agricultores da região.



Também citou sobre a Usina Fotovoltaica da Coopaq, que, comprometida com a sustentabilidade e preservação do meio ambiente e consumo de energia limpa; desde o ano passado além de uso próprio, também distribui as sobras de energia para os agricultores cooperados abaterem em suas contas de energia, ligadas à concessionária estadual.

Segundo Romullo, viver esse momento é um marco histórico para a Coopaq: “Poder finalizar o ano representando o estado de Alagoas e recebendo o prêmio nacional Coqueiro de Ouro é um divisor de águas em nossa história. Mostra o quanto estamos no caminho certo. Sou grato a Deus, a minha equipe de colaboradores e agricultores e parceiros por essa conquista. Meu desejo é que a Coopaq continue se destacando e sendo o caminho mais curto entre o campo e a cidade”, concluiu.

Para finalizar, o presidente relembrou dos projetos sociais que atendem a todos os públicos e são financiados pela Coopaq, como o Música Cooperada, Mulheres de Fé, Coopaq nas Comunidades, Matriz Delas e o grupo de artesãs da fibra do coco.

Um estande com produtos derivados do coco produzidos pela agroindústria Camaragibe, também foi destaque na Fenacoco, possibilitando aos demais empresários e produtores, conhecer o portfólio e fechar negócios.