Cooperativas

Estudantes de cooperativas escolares apresentam projetos inovadores

Por Assessoria 06/10/2023 15h46 - Atualizado em 06/10/2023 15h49
Estudantes de cooperativas escolares apresentam projetos inovadores
Atividade faz parte do Desafio InovaCoopEs, iniciativa ligada ao Programa Cooperativas Escolares, da Fundação Sicredi - Foto: Assessoria

Projetos inovadores para a solução sustentável de problemas com relação à água foram apresentados por estudantes de seis cooperativas escolares da região no último dia 28, na Câmara de Vereadores de Santa Cruz do Sul. A atividade faz parte do Desafio InovaCoopEs, iniciativa ligada ao Programa Cooperativas Escolares, da Fundação Sicredi. Entre os principais assuntos abordados estava sustentabilidade, educação ambiental, conscientização, reciclagem e reaproveitamento.

Para abrir as apresentações, alunos da Escola Estadual Nossa Senhora da Esperança, de Santa Cruz do Sul, apresentaram o Rap do Cooperativismo, uma composição dos próprios estudantes. Em seguida, as cooperativas escolares participantes do Desafio apresentaram os projetos, que tinham como propostas e soluções a fabricação de ecobags produzidas de calças jeans, transformação de lâmpadas em artesanato, utilização de cisternas na escola e na comunidade, confecção de livrinhos como forma de conscientização, reaproveitamento de óleo saturado e mapeamento da rede hídrica por meio de um GPS.

As inovações foram avaliadas por representantes da Sicredi Vale do Rio Pardo e de parceiros da iniciativa, que seguiram critérios como: solução apresentada, inovação, apresentação em formato de pitch, interesse pela comunidade e resultados alcançados e esperados. Cada cooperativa escolar participante do Desafio recebeu uma certificação destaque e como premiação o valor de R$ 500,00 para ser utilizado exclusivamente com o Objeto de Aprendizagem da cooperativa escolar ou com o próprio projeto.

O Desafio contou com mais dois encontros iniciais que serviram de base de conhecimento para a construção dos projetos inovadores. Além da apresentação final, os estudantes estiveram pela manhã de quinta-feira (28), fazendo um tour pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Como missão, os alunos deveriam também socializar sobre o trabalhado desenvolvido com associados da sua cooperativa e com a comunidade em geral por meio das redes sociais.

O presidente da Cooperativa, Heitor Álvaro Petry, destacou a importância do movimento. “Se a gente pensa tanto em desenvolvimento, sendo esta nossa missão, não podemos pensar primeiro no material, mas, sim, no humano, em capacitar e investir nas pessoas”. Petry ainda falou sobre o conceito de inovação ser muito mais que uma ferramenta. “É despertar novas ideias, novas formas de fazer, que podem impactar o meio onde vivemos”, frisou o líder cooperativista.