Cooperativas
Estudantes de escolas públicas de Maceió participam de Oficina de Educação Financeira e Cooperativista
A oficina foi realizada pela Sicredi Expansão em parceira com o Paespe, na quinta-feira, 17
Dezenas de estudantes de escolas públicas de Maceió participaram da Oficina de Educação Financeira realizada neste mês, na quinta-feira, 17, no Centro de Tecnologia (Cetec), da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). A oficina foi uma realização do programa “Cooperação Na Ponta do Lápis”, da Sicredi Expansão, em parceria com o Programa de Apoio aos Estudantes das Escolas Públicas do Estado (Paespe).
O encontro foi dividido em duas turmas e contou com palestras que abordaram a educação financeira e a importância de cuidar das próprias finanças, ambas realizadas por facilitadores da Sicredi Expansão. Para a estudante Sara Beatriz, 17, o cooperativismo foi uma novidade. “Eu gostei bastante do tema, até então, não fazia ideia sobre o que era. E a oficina nos deu essa visão sobre a importância do trabalho em equipe e também sobre a questão financeira, que é muito importante”, contou.
Geisa Correia, coordenadora do Paespe, apontou que a oficina foi importante para os estudantes porque, segundo ela, muitos adolescentes ainda não sabem administrar de forma assertiva e consciente as primeiras rendas e essa dificuldade foi observada, inclusive, em estudantes bolsistas que compõem o Paespe. “Alguns desses alunos já recebem bolsa e a gente percebe que às vezes eles não sabem a importância desses recursos. Já vimos que alguns não foram nem ao banco buscar essa renda e que, com certeza, as famílias têm alguma demanda que eles poderiam contribuir. Por isso, esse momento e essa parceria com a Sicredi são muito relevantes”, informa.
Ao direcionar essa edição da oficina para estudantes do ensino médio, a Sicredi Expansão contribui para que os jovens sejam orientados com informações precisas sobre cuidados financeiros, que poderão ser úteis para toda a vida e também compartilhados com amigos e familiares. “A educação financeira é importante para todos os ciclos de vida e, em particular, para os adolescentes, que muitas vezes, neste momento da vida, começam a receber a primeira renda, precisando aprender a tomar decisões conscientes sobre suas finanças”, salienta Karina Lira, Gerente de Desenvolvimento do Cooperativismo da Sicredi Expansão.
O programa “Cooperação na Ponta do Lápis” contempla dois dos sete princípios do cooperativismo, que são: o 5º princípio, que promove educação, formação e informação, e o 7º princípio, que trata do interesse pela comunidade. E suas ações, que envolvem oficinas e outras atividades, acontecem frequentemente nas comunidades onde a Sicredi Expansão atua e são divulgadas através dos canais oficiais da instituição financeira cooperativa.
Sobre a Sicredi Expansão
A Sicredi Expansão é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento de seus associados e com o desenvolvimento das comunidades onde atua. Tem um modelo de gestão que valoriza a participação de seus sócios, que exercem o papel de donos do negócio. Está presente fisicamente em quatro estados do Nordeste (Alagoas, Pernambuco, Bahia e Maranhão), disponibilizando uma gama completa de soluções financeiras e não financeiras.
Mais lidas
-
1Apenas 15 anos
Corpo do filho do cantor J Neto é encontrado na cozinha
-
2Confira
Consciência Negra: veja o que abre e fecha em Alagoas nesta quarta-feira (20)
-
3Certame
Concurso público da Prefeitura de Rio Largo acontece neste domingo (24) com mais de 36 mil inscritos
-
4Marechal Deodoro
Ausência do superintendente da Codevasf gera indignação em reunião sobre projetos envolvendo mel e própolis vermelha
-
5É hoje!
Quem saí de 'Fazenda 16'? Enquete mostra qual peão deve ser eliminado. Veja parcial