Cooperativas

Fundo Social da Sicredi Expansão está com inscrições abertas

Destinado a projetos sociais de interesse coletivo, o recurso permite a inscrição nos estados de Alagoas, Bahia, Maranhão e Pernambuco

Por Assessoria 31/05/2023 11h33
Fundo Social da Sicredi Expansão está com inscrições abertas
Os recursos do Fundo Social são provenientes do resultado do exercício da instituição financeira cooperativa, mediante aprovação dos associados em Assembleia Geral - Foto: Divulgação

Potencializar o desenvolvimento social, econômico e sustentável das comunidades é um dos objetivos da Sicredi Expansão, viabilizado através do Fundo Social, que está com inscrições abertas até o dia 06 de junho, por meio da plataforma sicredi.com.br/nacomunidade.

Os recursos do Fundo Social são provenientes do resultado do exercício da instituição financeira cooperativa, mediante aprovação dos associados em Assembleia Geral. A destinação desses recursos visa contribuir com o desenvolvimento das localidades onde a Sicredi atua, exercendo o 7º princípio do cooperativismo, o interesse pela comunidade.

O Fundo Social é voltado para projetos sociais nas áreas de educação, cultura, esporte, saúde, segurança, meio ambiente e inclusão social, nos estados de Alagoas, Bahia, Pernambuco e Maranhão. “A cooperativa cresce e as comunidades onde estamos inseridos prosperam ainda mais”, ressalta o Diretor de Operações da Sicredi Expansão, Maurílio Ferraz.

As entidades aptas para a inscrição devem ter, no mínimo, um ano de CNPJ e não ter fins lucrativos. Elas também devem ter idoneidade, lisura e reconhecimento comunitário. Para receberem o crédito, precisarão ser associadas à Sicredi Expansão, à época da liberação dos recursos. Cada entidade pode inscrever até três projetos - com aporte máximo de 20 salários mínimos por projeto.

Durante as análises das inscrições – que conta com diversos representantes para avaliar e garantir que todos os requisitos do regulamento estão sendo cumpridos – serão observados itens como os benefícios gerados pelo projeto; seu impacto social na comunidade; o efeito multiplicador, relacionado à quantidade de pessoas beneficiadas com a ação, e o alinhamento ao propósito da cooperativa.

As entidades contempladas anteriormente pelo Fundo Social também podem concorrer nesta nova seleção. Nesse caso, ainda será considerada na análise da inscrição a qualidade das ações já executadas. Após inscritos, os participantes podem acompanhar o andamento da etapa através da conta cadastrada na plataforma.

Confira o regulamento completo em sicredi.com.br/nacomunidade.

Sobre o Sicredi


O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão do Sicredi valoriza a participação dos mais de 5 milhões de associados, os quais exercem papel de donos do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em todos os estados e no Distrito Federal, com mais de 2.000 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros (www.sicredi.com.br).