Cooperativas

Cooperativismo é opção viável para desenvolvimento econômico de periferias

Por Assessoria 22/05/2023 16h07 - Atualizado em 22/05/2023 16h10
Cooperativismo é opção viável para desenvolvimento econômico de periferias
Presidente do Sistema OCB/GO explicou que modelo de negócios é uma das melhores alternativas de inclusão de empreendedores - Foto: Divulgação

O cooperativismo é uma oportunidade viável e inclusiva para o desenvolvimento econômico das comunidades periféricas. O assunto fez parte de uma roda de conversa realizada neste sábado (20), durante a Expo Favela Innovation Goiás 2023, no Centro de Convenções de Goiânia. Trata-se da maior feira de empreendedorismo da América Latina, direcionada ao público das favelas e das periferias.

Com o tema “Caminhos diferentes, mesmo propósito: construindo um Brasil melhor”, o presidente do Sistema OCB/GO, Luís Alberto Pereira, participou de bate-papo com a cantora goiana Maria Eugênia, o diretor de Programação da TV Anhanguera, Carlyle Ávila, e a jornalista e pedagoga Tetê Ribeiro, mediadora da conversa. Diante de um público interessado, Luís Alberto explicou como funciona a forma de empreender por meio do cooperativismo, as diferenças e vantagens do modelo de negócios.

“A primeira diferença é que, enquanto nas empresas mercantis, o capital é representado pelo dinheiro, nas cooperativas, o capital é representado pelas pessoas. O empreendimento cooperativista trabalha com o propósito da inclusão social e o desenvolvimento das comunidades e, por meio da união de esforços, dá oportunidade às pessoas de constituírem suas empresas de forma mais fortalecida do que se estivessem empreendendo sozinhas”, esclareceu.

O presidente do Sistema OCB/GO apresentou à plateia os sete princípios do cooperativismo, dentre eles adesão voluntária, intercooperação, interesse pela comunidade, além de educação, formação e informação, que, segundo Luís Alberto, estava sendo praticado por ele no evento.

O líder cooperativista ainda anunciou que o Sistema OCB/GO participará da edição 2024 da Expo Favela com o projeto Incubacoop Goiás, que é desenvolvido em parceria com o Sebrae Goiás e a Secretaria da Retomada. É um programa de aceleração e incubação de cooperativas, que atua desde a identificação de grupos e arranjos produtivos potenciais para formarem empreendimentos cooperativos, até o auxílio na constituição, de fato, da nova cooperativa, acompanhamento e incubação.

“Ajudamos a fazer um estatuto, assembleia, reunião de diretoria, na gestão. E com a parceria de outros Sistemas S, principalmente o Sebrae, atuamos na questão da viabilidade econômica do novo negócio.”

Em Goiás, existem hoje cerca de 290 cooperativas registradas na OCB/GO, em diversos ramos. Vão desde pequenos empreendimentos, como coops de bordadeiras, artesãos e agricultores familiares, até grandes empresas cooperativas, como a Unimed Goiânia e a Comigo, por exemplo. “No cooperativismo, há oportunidade de negócios em qualquer área, inclusive para profissionais de música”, disse Luís Alberto para a cantora Maria Eugênia.

Sistema SDurante sua participação na conferência, o presidente do Sistema OCB/GO defendeu o fortalecimento do Sistema S, que desempenha papel importante na sociedade. “São organizações complementares à educação formal, principalmente dentro das organizações.”

Luís Alberto explicou que o S do cooperativismo é o Sescoop, o braço educacional do Sistema OCB/GO, criado em 1999 e responsável por melhorar a profissionalização do setor, assim como o Senai (indústria), Senac (comércio) e Senar (rural). “Temos que lutar para que os recursos do Sistema S sejam aplicados para os fins que foram criados”, defendeu.

Expo Favela Goiás

Goiás é o segundo Estado a receber a Expo Favela; as duas primeiras edições foram realizadas em São Paulo e, após passar por terras goianas, segue para outras unidades da federação. A Expo Favela Innovation Goiás 2023 tem como objetivo dar visibilidade aos empreendimentos e startups que atuam nas periferias.

Foram dois dias de evento, com palestras, workshops, exposições, apresentações culturais, shows, filmes e desfiles. Desta etapa em Goiás, foram selecionados dez empreendimentos para concorrer a investimento de R$ 20 mil e aceleração completa na Escola de Negócios da Favela. Os classificados ainda vão participar de um reality show.