Cooperativas

Pindorama ganha escritório da Emater para assistência aos agricultores da região

O serviço prestará assistência personalizada aos produtores rurais locais, com foco voltado principalmente aos agricultores familiares

Por Assessoria 02/04/2022 10h05
Pindorama ganha escritório da Emater para assistência aos agricultores da região
De acordo com o presidente da Emater, João Paulo Calheiros, a instalação desse escritório é uma vitória para os agricultores locais - Foto: assessoria

Na manhã desta sexta-feira, 1°, os agricultores da região de Pindorama, no município de Coruripe, Litoral Sul de Alagoas, tiveram um motivo para comemorar. Na ocasião, foi inaugurado um escritório da Emater (Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas), que prestará assistência personalizada aos produtores rurais locais, com foco voltado principalmente aos agricultores familiares.

O Escritório de Extensão Rural da Emater em Pindorama foi uma iniciativa conjunta da Cooperativa Pindorama e a presidência da Emater, que é um órgão vinculado à Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura de Alagoas - Seagri. O objetivo central da extensão é atender as demandas vindas dos agricultores familiares, ampliando e qualificando o atendimento, e evitando que os pequenos produtores locais tenham a necessidade de se deslocar a outros municípios para receber o devido suporte.

A Cooperativa cedeu espaco físico do escritório, enquanto as ações que beneficiarão os agricultores familiares ficam a cargo do corpo técnico da Emater, que terá profissionais no local para dar a devida atenção.

De acordo com o presidente da Emater, João Paulo Calheiros, a instalação desse escritório é uma vitória para os agricultores locais.

"Esse escritório é uma vitória, pois vai dar suporte a todos os agricultores daqui da região. Eles não vão precisar pagar para ter uma assistência, tirar uma DAP [Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar], fazer projetos ou ter um técnico lá na roça. É motivo de grande felicidade para mim, que nasci, me criei e sou morador de Pindorama", disse João Paulo.

De acordo com o secretário de Estado da Agricultura, Maykon Beltrão, os pequenos produtores locais terão fácil acesso a serviços essenciais para o aumento de suas produções. "Os agricultores familiares da região podem procurar o escritório, pois terão análise de solo, ensinamentos de novas tecnologias para o plantio, para fazer com que suas produções aumentem com o apoio dos técnicos da Emater", destacou.

Um dos que mais se esforçaram para a instalação da extensão da Emater em Pindorama, o presidente da Cooperativa Pindorama, Klécio Santos, se disse muito feliz pela concretização do projeto.

"É um dia de muita felicidade, pois estamos trazendo a Emater para nossa região. Comecei minha vida profissional na Emater e sei da importância dela, principalmente para o pequeno produtor. Nossa cooperativa, de fato, se preocupa com os cooperados e sua família, e a instalação desta extensão é uma prova disso", comemorou Klécio Santos.

Caminhão do PAA e moto para associação

O evento de inauguração do Escritório de Extensão Rural da Emater em Pindorama foi marcado pela entrega de um caminhão-baú e uma moto para os agricultores.

O caminhão, provindo do Programa de Aquisição de Alimentos - PAA, do Governo Federal, fruto de emenda do deputado federal Marx Beltrão (PSD), foi entregue pelo próprio à Secretaria de Agricultura do município de Coruripe. O veículo auxiliará os agricultores familiares locais no escoamento de suas produções.

Após entregar o caminhão, Marx Beltrão aproveitou para corroborar a importânciada região para o desenvolvimentodo estado de Alagoas.

"A Pindorama é o maior exemplo de cooperativismo que temos em Alagoas. Sua atividade agrícola fomenta a economia, gera e mantém o emprego de milhares de famílias. Tudo que a gente fizer para ajudar a agricultura aqui na Pindorama e em Coruripe, isso engrandece o nosso povo, engrandece a nossa cidade", enfatizou o deputado federal.

A moto doada na solenidade foi entregue à Associação Astral, composta por agricultores da Colônia Pindorama.

Saída da Emater

Após a solenidade de inauguração, João Paulo Calheiros, mais conhecido como João Paulo do Klécio, anunciou sua saída da presidência da Emater. Ele vai encarar