Ciência e Tecnologia

Itec participa de evento de cibersegurança e inteligência artificial em Recife

Por Ascom Itec 13/03/2026 15h10
Itec participa de evento de cibersegurança e inteligência artificial em Recife
Evento teve o objetivo de ampliar conhecimento técnico da equipe e acompanhar as inovações voltadas à segurança da informação - Foto: Itec


Técnicos do Instituto de Tecnologia em Informática e Informação (Itec) participaram, nos dias 11 e 12 de março, em Recife (PE), do Check Point ADVANTAGE 2026, evento promovido pelas empresas NTSEC e Check Point Software Technologies, referências internacionais em soluções de cibersegurança e inteligência artificial.

A participação teve como objetivo ampliar o conhecimento técnico da equipe e acompanhar as inovações voltadas à segurança da informação, área cada vez mais estratégica para a proteção de ambientes digitais e para o funcionamento seguro de serviços públicos.

Durante o encontro, foram apresentadas novas ferramentas e abordagens tecnológicas voltadas à proteção de infraestruturas digitais, à gestão de incidentes de segurança e à aplicação da inteligência artificial na defesa cibernética. O evento também promoveu a troca de experiências entre especialistas do setor e a discussão de tendências que impactam diretamente a segurança de sistemas utilizados por organizações públicas e privadas.

Para o Itec, a presença no evento representa uma oportunidade de aprofundar o conhecimento sobre tecnologias emergentes e identificar soluções que possam contribuir para o aprimoramento dos serviços desenvolvidos pelo instituto, fortalecendo a capacidade institucional de prevenção, monitoramento e resposta a incidentes de segurança.

Segundo o diretor de Serviços de Desenvolvimento de Sistemas Corporativos, Felipe Atayde, que também participou da programação, a iniciativa integra o esforço contínuo da gestão do instituto em investir na qualificação das equipes e na adoção de tecnologias modernas.

“A participação do Itec em eventos técnicos como este é fundamental para mantermos as áreas de infraestrutura e desenvolvimento alinhadas às melhores práticas de segurança digital. Ao conhecer novas tecnologias e soluções inovadoras, ampliamos nossa capacidade de proteger nossos sistemas e de oferecer serviços cada vez mais seguros e eficientes para a administração pública e para o cidadão”, destacou Atayde.

Também estiveram no evento o analista de Sistemas, Genilson da Silva; o gerente de Mudanças, Capacidades e Acordos de Nível de Serviços, Felipe Alves; e o analista de Infraestrutura, Kleiner Jatobá.