Ciência e Tecnologia
Itec lança assistente virtual para modernizar atendimento na Central de Serviços
Com a ferramenta de inteligência artificial, o tempo de resposta e a resolutividade dos atendimentos serão ainda mais eficientes para os clientes
O Instituto de Tecnologia em Informática e Informação do Estado de Alagoas (Itec) avança na transformação digital do serviço público com o lançamento da Malu, assistente virtual desenvolvida com inteligência artificial para automatizar a abertura de chamados na Central de Serviços.
Com a iniciativa, o Itec moderniza seus serviços como órgão estratégico na transformação digital de Alagoas, colocando a inteligência artificial como aliada da eficiência administrativa e da melhoria contínua dos serviços públicos.
A iniciativa está alinhada ao projeto do governador Paulo Dantas, que tem priorizado a modernização da gestão pública e o uso estratégico da tecnologia para ampliar a eficiência, a transparência e a qualidade dos serviços prestados à população alagoana.
O projeto nasceu de uma parceria entre o Itec e a XPD Soluções Tecnológicas, com o objetivo de implantar uma solução de IA capaz de promover mais agilidade, padronização e escalabilidade no atendimento aos usuários dos serviços de tecnologia.
Com a implementação da Malu, o tempo de resposta e a resolutividade dos atendimentos serão significativamente reduzidos, proporcionando uma experiência mais eficiente aos clientes. A automação de demandas recorrentes permitirá que os analistas de TI concentrem seus esforços em chamados mais complexos, que exigem maior tempo de análise e conhecimento técnico especializado.
Para o diretor-presidente do Itec, Christiano Mendonça, a ferramenta representa um avanço estratégico na gestão tecnológica do Estado.
“A Malu simboliza o compromisso do Itec com a inovação e com a entrega de serviços públicos cada vez mais eficientes. Estamos utilizando a inteligência artificial de forma responsável e estratégica para otimizar os serviços, reduzir custos operacionais e oferecer um atendimento mais ágil e resolutivo aos nossos clientes”, destacou.
Entre os principais ganhos da implementação da IA, destacam-se a redução do tempo de abertura de chamados, a padronização das informações e a diminuição de erros, além do aumento da capacidade de atendimento, da elevação do nível de maturidade digital do Itec e da consolidação de uma base tecnológica escalável, preparada para a transformação contínua. A solução também contribui para a redução de custos com atendimento, menor retrabalho operacional e aumento da produtividade dos analistas.
Segundo o gerente de Mudanças, Capacidades e Acordos de Nível de Serviços (Germca), Felipe Athayde, a Malu já atua diretamente na resolução de diversas demandas.
“Atualmente, a assistente virtual já executa serviços como reset de senhas e desbloqueio de contas no Active Directory do Itec, problemas de acesso a sites, denúncias de spam, falhas de conectividade (rede/MPLS), suporte a hardware, como computadores, teclados, mouses e impressoras, instalação de softwares e serviços relacionados ao e-mail institucional, além da criação de contas, aumento de cotas e redefinição de senha”, explicou Athayde.
Mais lidas
-
1Veja antes e depois
Aline Campos (ex-Riscado) explode e rasga o verbo após críticas sobre aparência
-
2De olho!
BBB 26: Globo altera programação da semana após Prova do Líder
-
3Sem funcionamento
Liquidação do Will Bank: o que acontece com quem tem conta e CDB?
-
4Para tamponar minas
Extração de areia pode provocar tragédia
-
5Agenda
Lula vai entregar residências em Maceió



