Ciência e Tecnologia

Centro de Inovação do Jaraguá completa 4 anos e se consolida como maior hub de tecnologia de Alagoas

Espaço tem cerca de 30 empresas de base tecnológica instaladas e gera mais de 900 empregos

Por Geysa Miranda / Ascom Secti 23/10/2025 01h34 - Atualizado em 23/10/2025 02h29
Centro de Inovação do Jaraguá completa 4 anos e se consolida como maior hub de tecnologia de Alagoas
Centro de Inovação está instalado no histórico bairro de Jaraguá - Foto: Ascom Secti

O Centro de Inovação do bairro do Jaraguá (CIPT), equipamento do Governo de Alagoas vinculado à Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti), está fazendo completando quatro anos de serviços, desde a sua inauguração, e se consolida como o maior hub de tecnologia de Alagoas.

Inaugurado em 21 de outubro de 2021, o CIPT conta com 6.000 m² de área construída e integra-se a universidades e institutos públicos de Alagoas. O espaço reúne 104 estações de trabalho no coworking, três salas de reunião, um restaurante escola, auditório para 350 pessoas, anfiteatro e um espaço de fomento ao empreendedorismo e à qualificação técnica com mais 40 estações e três salas de reunião.

Atualmente, mais de 30 empresas de base tecnológica estão instaladas no hub, que já gerou mais de 900 empregos. Com funcionamento gratuito, internet de alta qualidade, climatização de todo o ambiente e operação 24 horas por dia, o CIPT é um ambiente estratégico para fortalecer o ecossistema de inovação e impulsionar o empreendedorismo no estado.

Durante esses quatro anos, dezenas de startups que funcionam dentro do CIPT foram impulsionadas e subvencionadas pelo Governo de Alagoas, alavancando seus negócios por meio de editais de fomento ao empreendedorismo inovador, contando com apoio técnico e mentorias gratuitas. É o caso da Facedoor, uma empresa alagoana responsável por desenvolver um software de reconhecimento facial. Segundo o CEO da startup, Cláudio Ribeiro, a empresa existe há cerca de três anos, nasceu dentro do CIPT e todo o apoio do Governo do Estado foi fundamental para que eles evoluíssem de forma bem mais rápida.

“Apesar de termos uma experiência de mais de 20 anos na área da tecnologia, a gente não entendia o que era ser startup, o que é essa pulsação de inovação, de desenvolvimento, de colocar um produto no mercado. E estar aqui, dentro de um local que tem toda essa interação entre o Governo, sociedade, setor produtivo, fez com que a gente evoluísse. Vai muito além da subvenção econômica. É sobre estar inserido no ecossistema, ter acesso a mentorias, conversar com técnicos e participar, ativamente, das atividades da área”, afirmou o empresário.

Alagoas vive um grande momento quando o assunto é ciência, tecnologia e inovação. Hoje o estado é o primeiro lugar no Nordeste e o quinto do país em inovação, além de alcançar o topo, no Brasil, em apoio a empreendimentos inovadores, segundo o ranking de competitividade 2025.

Para a titular da Secti, Aline Rodrigues, esse cenário mostra a importância de se ter um Governo que tem entre suas pautas prioritárias a CT&I, reconhecendo que o investimento em ciência e tecnologia é essencial para impulsionar a economia, atrair novos negócios e aumentar a competitividade do Estado.

“Quando o poder público acredita na ciência e investe em inovação, nós criamos condições para transformar ideias em soluções reais que beneficiam a sociedade, geram emprego e fortalecem o desenvolvimento sustentável do nosso Estado. Vamos continuar trabalhando dessa forma, com Alagoas sempre no topo do país”, destacou a secretária.

Mentorias gratuitas

O Mentoring Team é um programa do Governo de Alagoas que atua, por meio da Secti e Fapeal, com assessoria especializada, espaços de trabalho e networking, auxiliando as startups a vencerem os desafios do mercado.

O programa é gratuito e atua com consultorias nas áreas de marketing e comunicação; jurídico e propriedade intelectual; administrativo e financeiro; tecnologia da informação, além de vendas, operações e sucesso do cliente.

Podem ter acesso às mentorias as empresas sediadas no Centro de Inovação do Jaraguá e associadas à Assespro AL, além das empresas selecionadas por meio dos editais de fomento e subvenção econômica.

Para além do apoio financeiro, o programa Mentoring Team já realizou, desde a sua fundação, aproximadamente 2.500 atendimentos à empresas e startups, com mentorias de vendas, marketing e apoio.