Ciência e Tecnologia

Startup alagoana Inspiria impulsiona soluções digitais de saúde mental com I.A.

Por Bruna Tojal / Ascom Secti 18/09/2025 15h37
Startup alagoana Inspiria impulsiona soluções digitais de saúde mental com I.A.
Com apoio do Unicef e mentorias do programa Mentoring Team, a Inspiria amplia redes de acolhimento nacionalmente. - Foto: Divulgação


A promoção da saúde mental ganhou um importante reforço em Alagoas: a Inspiria, startup alagoana de inteligência artificial conversacional, orientada pelo Mentoring Team, programa da Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti), junto a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), que oferece suporte estratégico, mentorias e conexões para que empresas inovadoras ampliem seu impacto social e econômico.

A startup atua no projeto “Pode Falar”, e em parceria com o Unicef, oferece canais digitais de acolhimento e informação voltados especialmente a adolescentes e jovens, reforçando a conscientização durante o Setembro Amarelo e o alerta para a prevenção do suicídio.

Os serviços são gratuitos e podem ser contatados por meio do site https://www.podefalar.org.br. A plataforma oferece um espaço seguro e anônimo para conversar, tirar dúvidas e acessar conteúdos confiáveis sobre saúde mental, através de interações com chatbots e com profissionais da saúde, e está disponível das 8h às 22h, de segunda a sábado, exceto em feriados nessa segunda modalidade.

Para o co-CEO da Inspiria, Matheus Amorim, o direcionamento feito pelo Mentoring Team tem sido essencial para a execução do Pode Falar

“Com a orientação recebida no programa, a Inspiria vem ampliando o alcance de suas soluções, que unem tecnologia e cuidado humano em atendimentos via WhatsApp e Telegram, combinando interações com chatbots e profissionais de saúde”, frisou.

A startup alagoana leva tecnologia para ampliar o acolhimento, identificar situações mais graves e direcionar rapidamente os usuários para atendimento humano quando necessário. Com esse suporte, o projeto busca reduzir o estigma em torno da saúde mental e garantir que adolescentes e jovens tenham sempre alguém com quem falar, fortalecendo redes de apoio e promovendo um cuidado mais acessível e inclusivo.

Segundo Monique Veronese, também co-CEO da Insipiria, a inovação é fundamental para questões de saúde mental, mas não apenas ela. “Quando falamos de saúde mental, não basta inovar: É preciso ter responsabilidade. Cada linha de código carrega um compromisso com a vida e com o futuro das pessoas”, frisou Monique.

Iniciativas como essas consolidam Alagoas como um estado que fortalece a inovação, indo além da tecnologia ao utilizar serviços de inteligência artificial para promover a saúde mental em todo o Brasil. Para o secretário, Silvio Bulhões, o programa Mentoring Team é um passo fundamental para impulsionar projetos humanizados que aplicam a tecnologia em benefício da sociedade

“O objetivo do Mentoring Team é apoiar negócios inovadores que tragam soluções para desafios reais da sociedade. A Inspiria é um exemplo claro de como a tecnologia pode ser aplicada de forma humanizada, ampliando o acesso à informação e ao cuidado”, afirmou o secretário.

Alcance do Projeto

Só este ano, as plataformas do Pode Falar receberam aproximadamente 18 mil usuários únicos, 13 mil buscas por atendimento humano por meio do acolhimento voluntário da rede, além de cerca de 5 mil buscas por conteúdos de saúde mental e 2 mil por informações sobre o CAPS.

Próximos passos da Inspiria

Além do projeto “Pode falar”, a Inspiria também é parceira do Mapa da Saúde Mental, iniciativa em desenvolvimento junto ao Instituto Vita Alere, organização brasileira pioneira na promoção da saúde mental e na prevenção do suicídio. O projeto tem previsão para lançamento ainda neste mês. A plataforma centraliza serviços de prevenção ao suicídio e redes de apoio em todo o Brasil, pelo agente conversacional do projeto, que orienta usuários sobre saúde mental e indica atendimentos gratuitos ou particulares conforme a localização.