Ciência e Tecnologia
Governo de Alagoas promove ações para fortalecer o ecossistema tecnológico no Roga DX
Atividades aconteceram no estande da Secti e Fapeal, nos dias 12 e 13 de setembro

O Governo de Alagoas, por meio da Secretaria da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti), promoveu, em parceria, pela quarta vez consecutiva, o Roga DX, maior evento da comunidade tech do Nordeste, fortalecendo e impulsionando o ecossistema de inovação no Estado.
Realizado nos dias 12 e 13 de setembro, no Centro de Convenções de Maceió, o evento contou com o Espaço Secti – um estande dedicado a palestras, orientações sobre programas de fomento à tecnologia e atividades interativas para o público. Durante a programação, visitantes participaram de quizzes, desafios no Kahoot e sorteios de brindes, incluindo kits de Arduino, aproximando a sociedade das iniciativas do Governo para a transformação digital.
Na abertura do evento, o secretário da Secti, Silvio Bulhões, reforçou a importância da parceria entre o Governo do Estado e o Roga DX, fortalecendo os laços para as próximas edições.
“Desde a primeira edição, apoiamos o evento, conectando empresas, desenvolvedores e profissionais do setor. Nossa participação vai além do patrocínio, com o Espaço Secti, a Game Jam e uma programação de palestras e workshops. Estamos totalmente engajados em fazer do Roga DX um espaço de aprendizado, conexão e transformação”, destacou o secretário.
Entre os destaques do Espaço Secti estiveram as “pílulas de inovação” — conteúdos rápidos e inspiradores sobre tendências tecnológicas — e a competição de jogos, que permitiu aos participantes testar suas habilidades e concorrer a prêmios exclusivos. Além disso, a programação incluiu ações voltadas ao apoio aos editais de fomento ao empreendedorismo inovador e informações sobre os cursos gratuitos do OxeTech, ampliando oportunidades de capacitação e desenvolvimento profissional.
Para a coordenadora de Inovação da Secti, Keyla Freitas, a presença do estande no Roga DX é fundamental para aproximar o público das ações do Governo do Estado.
“Nossa presença aqui representa o compromisso contínuo da Secti em criar conexões entre empreendedores, estudantes, pesquisadores e o setor público. O estande é um espaço vivo de troca de ideias, onde novas parcerias podem surgir e onde mostramos, na prática, como a inovação transforma realidades”, frisou Keyla.
A programação também contou com bate-papos e um espaço dedicado a esclarecer dúvidas sobre os programas de cursos gratuitos de tecnologia e inserção no mercado de trabalho, como o OxeTech Lab, Work e OxeTrilhas. O público participou ainda de atividades interativas sobre ciência, tecnologia e inovação (CT&I), com direito a brindes exclusivos.
Participante do evento, a designer Marcelle Lins — estudante do último ciclo de UX Design do OxeTech Lab — destacou a importância do espaço dedicado à divulgação dos cursos do OxeTech dentro do maior evento da comunidade tecnológica do Nordeste. Segundo ela, a iniciativa é uma forma eficaz de engajar o público e aproximá-lo do universo da ciência, tecnologia e inovação.
“Ter a oportunidade de aproveitar o espaço da Secti, que também divulga os cursos gratuitos do OxeTech, foi extremamente enriquecedor, permitindo ampliar meu aprendizado e contribuir de forma significativa para minha formação e desenvolvimento profissional”, afirma Marcelle.
O evento reuniu cerca de 2 mil pessoas, entre estudantes, profissionais, professores e entusiastas do ecossistema tecnológico de todo o Nordeste. O Roga DX, cada vez mais, se consolida como uma ferramenta essencial para o ecossistema de tecnologia e inovação no Estado, colocando Alagoas como referência em CT&I.
Mais lidas
-
1Demência frontotemporal
Esposa de Bruce Willis sobre doença do astro: 'Longo adeus'
-
2Valores
Cooperativas mirins constroem hoje o mundo melhor de amanhã
-
3Contrato encerrado
Globo suspende transmissão para Gazeta
-
4Dia 1º de outubro
TV Asa Branca estreia seu primeiro telejornal em Alagoas após decisão do STF contra TV Gazeta
-
54x2
CRB sai na frente, mas sofre virada e perde para o Remo em Belém