Ciência e Tecnologia
Professor da Ufal é convidado para examinar tubarão raro encontrado em Sergipe
Espécie megaboca foi transportado da Barra dos Coqueiros até o Museu da Fundação Projeto Tamar, em Aracaju

Um tubarão megaboca, Megachasma pelagios, encalhou e foi encontrado já morto na praia Barra dos Coqueiros, em Sergipe, no último dia 4 de julho. Por ser uma espécie rara, único membro da família Megachasmidae, pesquisadores vão estudá-lo, e o professor da Universidade Federal de Alagoas, Cláudio Sampaio, conhecido por Cláudio Buia, foi convidado a integrar a equipe de pesquisadores para examinar o animal, que foi transportado para Museu da Fundação Projeto Tamar, o conhecido Oceanário de Aracaju.
Segundo o professor, essa é uma oportunidade única e preciosa para conhecer mais sobre uma espécie rara e contribuir para a ciência. Cláudio Buia é docente da Unidade Educacional de Penedo, ligada ao Campus Arapiraca da Ufal, nos cursos de graduação, Engenharia de Pesca e licenciatura em Ciências Biológicas, e nos programas de pós-graduação em Diversidade e Conservação nos Trópicos e no de Ciências Ambientais.
“Em todo o mundo são conhecidos 274 indivíduos, sendo o exemplar encontrado na Barra dos Coqueiros, em Sergipe, o quarto registro no Brasil”, declarou Buia.
O docente explica que, com apoio do Museu da Fundação Projeto Tamar, o tubarão megaboca foi transportado da Barra dos Coqueiros para Aracaju e está no Oceanário, mantido conservado no gelo. Foi examinado por uma equipe de pesquisadores da Universidade Federal de Sergipe (UFS), do Projeto Tamar, do Projeto Meros do Brasil e da Ufal.
Mais lidas
-
1Nesta quarta-feira (13)
Maceió: 15 bairros podem ficar sem água durante manutenção no Sistema Pratagy
-
2Desfecho inesperado
Valéria fica com quem no final de 'As Filhas da Senhora Garcia'?
-
3Sucesso da Netflix
Amizade e ganância! Quem é o vilão em Jovens Milionários?
-
4Hiper Bompreço
Espaço de antigo hipermercado em Maceió pode ser revitalizado
-
5Poder, traição e vingança
Pecados Inconfessáveis final explicado: quem matou Claudio e por que o desfecho muda tudo