Ciência e Tecnologia
Conselho debate projetos para impulsionar inovação em Maceió
O Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (CMCTI) realizou, na última segunda-feira (14), mais uma reunião para debater propostas da Prefeitura de Maceió que deverão fortalecer o ecossistema de inovação na capital alagoana: o Sandbox MCZ, o Sistema Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (SMCTI) e a Semana Municipal de CT&I.
O Sandbox MCZ é um ambiente regulatório experimental para testar soluções inovadoras em condições especiais e temporárias. Com base em segurança jurídica e acompanhamento público, o modelo permite o afastamento controlado de normas infralegais municipais, gerando dados confiáveis para possíveis reformulações do arcabouço regulatório. O edital deve ser lançado nas próximas semanas.
Durante a reunião, os conselheiros também discutiram os próximos passos para a consolidação do SMCTI, que visa integrar governo, universidades, startups, setor produtivo e sociedade civil em uma rede colaborativa voltada à inovação, tecnologia, empregabilidade e empreendedorismo.
A Semana Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, instituída pela Lei Municipal nº 7.658/2025, está marcada para acontecer na terceira semana de outubro, com o objetivo de fomentar ações temáticas e engajar a população no campo da CT&I.

A reunião foi conduzida pelo vice-presidente do Conselho, Pedro Pinheiro, que destacou a importância da escuta ativa e da construção coletiva no avanço dessas políticas. “Discutir esses projetos com os conselheiros é garantir que as propostas nasçam com pluralidade, escutando quem está nas universidades, nas empresas e nos órgãos públicos. Essa troca é o que dá robustez e legitimidade às ações”, afirmou.
A conselheira Kathia Rebelo, representante do Cesmac, elogiou a regularidade dos encontros e o diálogo mantido entre os diversos setores envolvidos. “Ter um espaço de diálogo constante como o CMCTI fortalece a confiança entre os setores acadêmico e produtivo. A continuidade das reuniões é um diferencial que tem feito a diferença na construção de políticas mais eficientes e inclusivas”, pontuou.
Além de Pedro Pinheiro e Kathia Rebelo, participaram da reunião: Laura Mesquita e Eduardo Martiniano, da Sedciti; Eliana Sá, da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea); Carlos Lima e Jean Paul Neumann, da Confederação das Associações das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação (Assespro); o vereador David Empregos; Carolina Conde, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal); Eunice Palmeira, do Instituto Federal de Alagoas (Ifal); e Paulo Patriota, da Procuradoria Geral do Município (PGM).
Mais lidas
-
1Polêmica!
Ex-motorista de cantor processa Carlinhos Maia e Lucas e exige R$ 1 milhão por humilhação
-
2Quinta-feira
Veja o funcionamento do comércio e mercados em Maceió no feriado de 20 de novembro
-
3Arapiraca
Alan Carlos respondia a dois processos por estupro de vunerável
-
4Judiciário
STJ impõe exigência de “provas robustas” e reacende debate sobre proteção a mulheres vítimas de violência
-
5Arapiraca
Antes de matar ex-marido, médica disse que ele descumpriu medida protetiva, relata testemunha




