Ciência e Tecnologia
Estudo sugere que universo começará a se contrair em 7 bilhões de anos
Não é novidade: nosso universo está em constante expansão. Porém, em cerca de 7 bilhões de anos, ele atingirá seu tamanho máximo, cerca de 69% maior do que hoje, e deve começar a se contrair. Em 33,3 bilhões de anos, os cientistas preveem que o universo como conhecemos deve colapsar.
É o que sugere um novo estudo feito por físicos da Universidade Cornell, nos Estados Unidos. O texto ainda não foi revisado por pares.
Hoje, o Universo tem cerca de 13,8 bilhões de anos. A nova teoria foi formulada através do estudo da matéria negra — anteriormente, se acreditava que ela não era dinâmica e, por isso, teria uma pressão constante que continuaria se expandindo eternamente. Porém, estudos mais recentes mostram que o universo pode se comportar como um elástico, que se estica até que o material não suporta mais a força. Nesse momento, ele estoura.
A nova previsão ainda não é fato: é uma teoria que depende de observações mais profundas e do avanço do conhecimento científico sobre a matéria negra. De qualquer forma, não é preciso se preocupar — em 7 bilhões de anos, o Sol já estará morto e a nossa galáxia terá colidido com a de Andrômeda.
Mais lidas
-
1O caso de Szopienice
A impressionante história real por trás da série Filhos do Chumbo
-
2Programe-se
Carnaval muda horários de shoppings e do comércio do Centro de Maceió
-
3Ações caem
Braskem dá calote de R$ 3,6 bi no Banco do Brasil
-
4Qual será a história?
O que esperar da 5ª temporada da série O Poder e a Lei na Netflix
-
5Período de Momo
Confira o que abre e fecha no Carnaval em Alagoas



