Ciência e Tecnologia
Entender o avanço do mar com o livro “Como controlar o avanço do mar”
O livro é de autoria do engenheiro Marco Lyra
O livro “Como controlar o avanço do mar” do engenheiro Marco Lyra, CEO da Ocean Protections, um dos maiores especialistas do Brasil em proteção costeira e recuperação de praias, foi criado com o propósito de apresentar estratégias práticas de controle do avanço do mar, fundamentadas em evidências.
Com previsão de ser lançado no próximo mês de outubro, a obra não é apenas uma contribuição técnica à engenharia costeira brasileira, como também um testemunho de vivência, paixão e persistência diante de um dos maiores desafios ambientais do nosso tempo: o avanço do mar.
Mas este livro vai além da técnica. Ele convida o leitor a compreender a relação entre sociedade e território costeiro, provocando uma reflexão essencial: ``Estamos prontos para conviver com o mar de forma equilibrada e sustentável? ´´
Entre os inúmeros casos abordados, dois se destacam pela sua relevância e resultados concretos: Costa Brava, em Paripueira, e Barra Nova, em Marechal Deodoro, ambas em Alagoas. Ali, as estruturas dissipativas do Bagwall não só contiveram o avanço do mar como induziram um processo natural de engorda da faixa de areia, proporcionando segurança costeira, restauração ambiental e retorno recreativo à população.
Esses resultados, validados em congressos e publicações técnicas internacionais, demonstram o potencial das soluções baseadas na engenharia aliada à leitura do território. Escrever sobre o controle do avanço do mar é, portanto, mais do que relatar técnicas. É falar sobre pertencimento, coragem e sobre a vontade de defender aquilo que é de todos: nossas praias. Esta obra apresenta um caminho onde ciência, sensibilidade e compromisso social caminham juntos — e, com isso, deixa um legado que ultrapassa a engenharia: o de acreditar que ainda é possível transformar realidades com ética, inteligência e respeito à natureza.
Uma leitura necessária para gestores públicos, profissionais da área, estudantes e todos que acreditam que o futuro do nosso litoral precisa ser protegido.
Mais lidas
-
1Polêmica!
Ex-motorista de cantor processa Carlinhos Maia e Lucas e exige R$ 1 milhão por humilhação
-
2Quinta-feira
Veja o funcionamento do comércio e mercados em Maceió no feriado de 20 de novembro
-
3Arapiraca
Alan Carlos respondia a dois processos por estupro de vunerável
-
4Judiciário
STJ impõe exigência de “provas robustas” e reacende debate sobre proteção a mulheres vítimas de violência
-
5Arapiraca
Antes de matar ex-marido, médica disse que ele descumpriu medida protetiva, relata testemunha




