Ciência e Tecnologia
Tempestade solar intensa pode afetar redes elétricas e GPS
A Administração Oceânica e Atmosférica Nacional dos Estados Unidos (NOAA) e a Agência Espacial Espanhola emitiram um alerta conjunto sobre possíveis impactos de uma tempestade solar registrada no último sábado, 1º de junho. Segundo as autoridades, o fenômeno pode provocar interferências nas redes elétricas e nos sistemas de navegação por satélite.
De acordo com os especialistas, a atividade solar intensa foi causada por uma ejeção de massa coronal (CME, na sigla em inglês) associada a uma erupção solar de magnitude 8,2. O evento foi classificado como uma tempestade geomagnética de nível G4 — o segundo mais alto em uma escala que vai de G1 (leve) a G5 (extrema).
Embora, até o momento, não haja previsão de danos significativos, as duas agências continuam monitorando atentamente a evolução da tempestade. A Agência Espacial Espanhola afirmou que mantém vigilância constante sobre o comportamento solar para detectar qualquer agravamento da situação.
Tempestades solares dessa magnitude podem causar flutuações no fornecimento de energia elétrica, falhas em satélites de comunicação e distorções em sistemas de GPS, além de ampliar a visibilidade das auroras em regiões não habituadas ao fenômeno.
Mais lidas
-
1O caso de Szopienice
A impressionante história real por trás da série Filhos do Chumbo
-
2Programe-se
Carnaval muda horários de shoppings e do comércio do Centro de Maceió
-
3Ações caem
Braskem dá calote de R$ 3,6 bi no Banco do Brasil
-
4Qual será a história?
O que esperar da 5ª temporada da série O Poder e a Lei na Netflix
-
5Período de Momo
Confira o que abre e fecha no Carnaval em Alagoas


