Ciência e Tecnologia
Maceió dá passo estratégico para consolidar ecossistema de inovação
Representantes do Sistema Fiea, de secretarias e instituições municipais se reuniram para alinhar diretrizes de projeto que prevê polos de inovação sustentável e inclusiva
Representantes do ecossistema de inovação da capital alagoana se reuniram na manhã desta quinta-feira (10), na Casa da Indústria, em Maceió. O objetivo do encontro foi integrar diferentes secretarias municipais e entidades parceiras para alinhar as ações do projeto que visa estruturar o ecossistema de inovação na cidade.
Segundo Júlio Zorzal, assessor técnico do Sistema Fiea, a iniciativa busca sensibilizar e integrar os diversos atores que serão fundamentais para o sucesso do projeto. “Estamos aqui com a Maceió Digital, Maceió Invest, Secretaria de Inovação, de Planejamento, entre outras instituições. O objetivo é criar um alinhamento claro do conceito do projeto, para que a estrutura final seja integrada e gere o impacto esperado para a cidade”, explicou.
A proposta é desenvolver um ecossistema de inovação voltado para o empreendedorismo, a formação de pessoas e fortalecimento de polos estratégicos nas áreas de tecnologias ambientais, economia do mar, descarbonização, mobilidade urbana, urbanismo e educação. Esses polos dialogam entre si, criando sinergias que contribuem para um ambiente propício à inovação e ao desenvolvimento sustentável.
Rodrigo Rossiter, presidente do Maceió Digital, destacou a importância da iniciativa. “Estamos desenvolvendo polos voltados para economia criativa, sustentabilidade e tecnologia. A parceria com a Federação das Indústrias do Estado de Alagoas é essencial, e estamos confiantes no sucesso do projeto”, afirmou.
O cronograma do projeto prevê a realização de três oficinas fundamentais para a construção do modelo de negócio do ecossistema. A primeira está marcada para os dias 5 e 6 de maio, e as demais entre os dias 21 e 23 do mesmo mês, todas na Casa da Indústria. A expectativa é que a entrega da primeira fase ocorra até 30 de junho.
Os principais beneficiários do projeto serão a sociedade em geral, com foco especial em micro e pequenas empresas, alunos da rede pública municipal e trabalhadores da indústria local. A meta é tornar Maceió um ambiente favorável à criação de negócios inovadores, sustentáveis e geradores de emprego e renda.
A reunião teve as presenças da diretora de Educação e Tecnologia do Sesi Senai em Alagoas, Cristina Suruagy; do presidente do Iplan, Antônio Carvalho; do secretário da Sedciti, Sérgio Túlio e da subsecretária, Laura Mesquita; do presidente da Maceió Investe, Yuri Pontes; entre outros convidados.
Mais lidas
-
1O caso de Szopienice
A impressionante história real por trás da série Filhos do Chumbo
-
2Programe-se
Carnaval muda horários de shoppings e do comércio do Centro de Maceió
-
3Ações caem
Braskem dá calote de R$ 3,6 bi no Banco do Brasil
-
4Qual será a história?
O que esperar da 5ª temporada da série O Poder e a Lei na Netflix
-
5Período de Momo
Confira o que abre e fecha no Carnaval em Alagoas



