Ciência e Tecnologia

Sites do Governo de AL com 100% de acessibilidade digital garantem integração

De agosto de 2024 a fevereiro de 2025, 18 recursos implantados foram utilizados por mais de oito mil pessoas

Por Geysa Miranda / Ascom Secti 30/03/2025 18h13
Sites do Governo de AL com 100% de acessibilidade digital garantem integração
Ação foi realizada em parceria com a startup alagoana Hand Talk - Foto: Ascom Secti

O Governo de Alagoas, por meio da Secretaria da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti), lançou, em agosto de 2024, uma iniciativa pioneira ao tornar Alagoas o primeiro estado do Brasil a garantir acessibilidade digital em 100% de seus sites governamentais. A ação foi realizada em parceria com a startup alagoana Hand Talk, reconhecida internacionalmente pelo seu trabalho em inteligência artificial e acessibilidade digital.

Com a iniciativa, 81 sites do Governo passaram a ser totalmente acessíveis, beneficiando todos os cidadãos, incluindo aqueles com deficiência auditiva. Desde a implantação dos novos recursos, mais de oito mil pessoas já foram impactadas positivamente pelas ferramentas disponíveis nas plataformas.

Segundo um relatório divulgado pela Hand Talk, entre agosto de 2024 e fevereiro de 2025, aproximadamente 43 mil palavras foram traduzidas para a Língua Brasileira de Sinais (Libras) nos sites do governo. Os meses de novembro e janeiro registraram os maiores volumes de uso, com 14 mil e 8 mil traduções, respectivamente.

O principal recurso implementado foi um avatar digital que atua como tradutor virtual de Libras. Nos sites governamentais, essa função é desempenhada pela "Maya", lançada em 2020, que representa a mulher negra, reforçando a diversidade e a representatividade. Além de traduzir automaticamente textos para Libras e áudios, a tecnologia também está disponível para smartphones com sistemas Android e iOS.

Para o secretário Silvio Bulhões, os números reforçam que Alagoas está à frente de outros estados quando se trata de acessibilidade digital, superando a média nacional, onde menos de 1% dos sites oferecem serviços voltados para pessoas com deficiência.

"Essa iniciativa representa um marco na inclusão digital em nosso estado. Garantir que todos os cidadãos possam acessar informações e serviços públicos sem barreiras é um compromisso do Governo de Alagoas. Estamos investindo em tecnologia e inovação para tornar a internet um espaço verdadeiramente acessível a todos", destacou o secretário.

Além da tradução para Libras, a parceria entre o governo e a Hand Talk inclui o "Hand Talk Plugin", uma solução de acessibilidade para sites que disponibiliza 18 recursos assistivos. Entre os beneficiados estão pessoas com deficiência visual, idosos, indivíduos com baixa alfabetização, pessoas com dislexia, Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e Transtorno do Espectro Autista (TEA).

De acordo com o Panorama da Acessibilidade Digital da Hand Talk, o Brasil tem mais de 17 milhões de pessoas com deficiência, o que representa cerca de 8% da população. Entre elas, quase metade afirma que os sites não são inclusivos. As principais necessidades identificadas incluem tradução para Libras, layouts adaptados e atendimento online contínuo.

O relatório também aponta que, nos sites do Governo de Alagoas, os recursos assistivos mais utilizados incluem ajuste do tamanho e tipo da fonte, alteração do espaçamento entre linhas e letras, leitor de sites, ocultação de imagens, pausa de animações, destaque de cabeçalhos e links, além da modificação de contraste e saturação das cores.

"A acessibilidade digital é muito importante para nós pessoas com deficiência. Os recursos nos ajudam bastante, ganhamos mais autonomia para buscar informações e entender o que for preciso”, compartilha Gustavo Amorim, usuário com deficiência visual.

O CEO e cofundador da Hand Talk, Ronaldo Tenório, também expressou seu orgulho em contribuir para essa transformação. "É uma grande satisfação tornar nosso estado mais acessível. Acreditamos que a tecnologia deve servir a todos, e essa parceria é um passo significativo para garantir que ninguém fique para trás", afirmou Ronaldo.

Sobre a startup alagoana Hand Talk

A Hand Talk é uma empresa dedicada a quebrar barreiras de comunicação por meio da tecnologia. Com mais de 10 anos de atuação, oferece duas soluções principais: o Hand Talk Plugin, que disponibiliza recursos assistivos para sites, e o Hand Talk App, um aplicativo voltado para quem deseja aprender e traduzir palavras para a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e a Língua de Sinais Americana (ASL).