Ciência e Tecnologia

Empresa alagoana é case de sucesso nacional em telecom com tecnologia OPGW

Com o objetivo de prover a melhor conectividade no estado, a empresa alagoana investe para expandir banda larga de qualidade e pontos de conexão estratégicos

Por Assessoria 21/01/2025 11h34 - Atualizado em 21/01/2025 15h42
Empresa alagoana é case de sucesso nacional em telecom com tecnologia OPGW
Rupi Telecom atua junto à Eletronet para levar soluções digitais a toda Alagoas - Foto: Divulgação

Transparência e agilidade de execução, valores que estão presentes nos planos da Rupi Telecom, que hoje busca junto à Eletronet a melhor solução em transporte de dados e qualidade de acesso à internet, conectando Alagoas aos pontos de chegada dos cabos submarinos em São Paulo e Fortaleza, prestando o melhor serviço aos seus clientes.

Com mais de 16 anos de mercado, a Rupi Telecom surgiu com a intenção de levar maior conectividade ao interior do estado de Alagoas. Hoje, a operadora conta com cerca de 40 mil assinantes divididos em aproximadamente 28 cidades, atuando tanto com clientes empresariais como domicílios. Dhiego Ribeiro, diretor operacional da Rupi Telecom, comenta “temos hospitais, pequenas e médias empresas (PMEs), agronegócio e serviços públicos sendo atendidos. Apesar do alto número de clientes, enfrentamos o desafio de chegar aonde ninguém chega, atravessando fazendas, rios e pontes com mais de 1.000 km de fibra óptica”.

Com atendimento personalizado e presencial em municípios como Maceió, Rio Largo, Maragogi, Paripueira e Atalaia, a empresa disponibiliza planos que vão de 100 a 1000 MB, serviços digitais (TV com programação aberta e fechada, clube de vantagens exclusivas aos clientes), instalação grátis e parceria com streamings como Paramount+, Watch Brasil, MAX, Deezer entre tantos outros.

Com eficiência, segurança e estabilidade, a Eletronet provê conexões com alta disponibilidade, velocidade e baixa latência à Rupi Telecom e permite que seu campo de atuação se estenda aos principais polos graças à tecnologia OPGW (Optical Ground Wire ou fio de aterramento óptico). O serviço de Trânsito IP também garante a resiliência dos cabos distribuídos e conectados aos POPs (Point of Presence, ou ponto de presença), possibilitando a segurança mesmo em casos de falhas técnicas.

"Em Alagoas estamos distantes dos principais polos, São Paulo e Fortaleza. A Eletronet chegou com a melhor solução e o OPGW, que nos fornece uma garantia de link muito alta e latência baixíssima", comenta Ribeiro, que enfatiza as vantagens da parceria contínua junto à Eletronet. "Nós saímos de Maceió até São Paulo a 30 milissegundos. Isso é um ganho absurdo na parte dos games e conectividade geral. Da mesma forma conseguimos a ponte para Fortaleza, com a perfeita estabilidade do serviço".

A parceria da Rupi Telecom com a Eletronet começou em meados de 2017, quando a empresa buscava alavancar sua qualidade e se diferenciar dos concorrentes locais. Ribeiro conta que chegaram a testar outra operadora, porém, nas palavras dele “foi o pior ano da empresa” devido à alta latência da empresa contratada, o que levou a Rupi Telecom a voltar com o contrato da Eletronet de forma definitiva. “Precisamos ter rapidez e estabilidade na conexão. Temos clientes que dependem de um bom link, como gamers profissionais e empresas que contam com nossos serviços”.

O presente e futuro da Rupi Telecom


Com a estrutura robusta da Eletronet, a Rupi Telecom tem em seus planos intensificar o atendimento e alavancar a qualidade a um novo patamar em sua região “A tecnologia OPGW, nas torres de alta tensão, nos traz uma segurança muito alta. A fibra fica protegida de desastres naturais, vandalismo, incêndios e outros incidentes, então a infraestrutura física nos dá tranquilidade de um serviço sem interrupções”, comenta o diretor operacional.

A Rupi Telecom iniciou sua parceria com a Eletronet com o serviço de Transporte de dados, mas em 2023 adicionou o serviço de Trânsito IP. A garantia de uma boa latência para o cliente se tornou uma realidade e a Rupi Telecom proporciona com eficácia seus planos em uma parceria que promete seguir por um longo tempo.

Sobre o futuro, Ribeiro explica que pretende expandir o campo de atuação da Rupi Telecom para todo o estado, provendo a conectividade que dispõe em seus serviços. "A Eletronet entra em nosso projeto em um crescimento conjunto, pois vamos precisar de mais pontos de conexão e ela A companhia possui a rede com pontos estratégicos para que tenhamos sempre essa redundância do circuito óptico".

Sobre a Eletronet


A Eletronet possui uma rede nacional de fibra óptica baseada em tecnologia OPGW (Optical Ground Wire) com mais de 17 mil km, mais de 160 POPs em 18 estados do Brasil, integrados às redes de transmissão de energia elétrica. Por meio desta estrutura de alta capacidade e disponibilidade, são prestados serviços de telecomunicações com altos níveis de qualidade para provedores de serviços de Internet (ISP) e operadoras de telecomunicações. Saiba mais em: www.eletronet.com