Ciência e Tecnologia

Videomonitoramento de alto desempenho está em funcionamento no trânsito de Maceió

Central de Controle Operacional está instalada dentro do DMTT

Por Assessoria 17/01/2025 15h06
Videomonitoramento de alto desempenho está em funcionamento no trânsito de Maceió
Nova tecnologia dá cobertura a 74 faixas de trânsito em 17 vias da cidade - Foto: Assessoria


Novas câmeras de videomonitoramento de alto desempenho foram instaladas em 26 pontos de Maceió, alcançando uma área de cobertura de 74 faixas de trânsito ao longo de 17 vias da cidade. A iniciativa complementa outra ação de tecnologia para o tráfego: os semáforos inteligentes, já implementados.

A principal evolução dos novos equipamentos de videomonitoramento, em relação aos que já estavam instalados na cidade, é a automatização. Enquanto as versões anteriores operam sob controle de pessoas, os novos equipamentos independem de ação humana para operarem.

Além dos 26 pontos, a Braskem está entregando um novo Centro de Controle Operacional (CCO) dedicado, que será a base da estrutura de videomonitoramento que funciona dentro do Departamento Municipal de Trânsito e Transporte (DMTT). Com o novo CCO, o departamento centraliza em um só espaço as bases de controle dos semáforos inteligentes e das redes de videomonitoramento - manual e autônoma.

A implementação de medidas para a melhoria da mobilidade urbana consta no Termo de Acordo Socioambiental assinado em dezembro de 2020 pelo Ministério Público Federal (MPF) e Braskem, com a participação do Ministério Público Estadual (MPE) e adesão do Município de Maceió.

Pacote de mobilidade

As obras para a melhoria da mobilidade urbana são planejadas pelo Município e executadas por empresas especializadas contratadas pela Braskem. As intervenções são fiscalizadas pelo poder público e devem durar cerca de 3 anos e meio. O orçamento é de R$ 360 milhões - valor corrigido anualmente.

Os projetos preveem a construção, ampliação ou recuperação de 33,4 quilômetros de vias; implantação de quase 37 quilômetros de calçadas acessíveis e ciclovias; requalificação de passeios públicos e estacionamentos; nova iluminação e rede elétrica; drenagem de águas pluviais; e um sistema de semáforos inteligentes já em funcionamento.