Ciência e Tecnologia

Quanto o mar avançou na praia de Ipioca nos últimos anos

Contenção só foi possível depois da instalação do Sandbag

Por Claudio Bulgarelli 17/09/2024 14h00 - Atualizado em 17/09/2024 16h06
Quanto o mar avançou na praia de Ipioca nos últimos anos
Obra protegeu 230 metros de praia - Foto: Edilson Omena

Entre 2003 e 2019, o mar avançou mais de 34 metros em direção ao continente num trecho da praia de Ipioca, litoral Norte de Maceió, num um valor médio de 2,13m/ano. Na época toda a extensão do terreno do Hibiscus Beach Club foi atingida. Os dados foram analisados e calculados utilizando o programa DSAS (Digital Shoreline Analysis System) averiguando a taxa de mudança temporal a partir de dados vetoriais da linha de costa da praia de Ipioca, colocando em risco a toda a frente do terreno do empreendimento.
No período de 2019 a 2022, o avanço do mar no mesmo local foi de 3,86 m/ano, isto é, ocorreu um avanço do mar de 15,44 m em direção a costa. No trecho em frente ao Hibiscus Beach Club, ocorreu a engorda natural induzida pela estrutura enterrada do Dissipador de Energia Sandbag -DES, comprovando o sucesso da obra no local.
Nos trechos onde não foram utilizadas estruturas dissipativas de proteção costeira, o mar continua avançando e destruindo a paisagem natural. Com a engorda induzida pelo Sandbag, ocorreu a emersão do perfil de praia, a vegetação de restinga plantada ficou protegida da erosão, recuperando a praia natural recreativa no trecho.
O engenheiro Marco Lyra, CEO da Ocean Protections, disse que o sucesso do Dissipador de Energia após 5 anos da a sua construção, na praia de Ipioca, em frente ao Hibiscus Beach Club, induziu a engorda natural pela estrutura enterrada na praia, atualmente com 70 m de alargamento da faixa de areia, a praia está recuperada