Ciência e Tecnologia

Instalação do Sandbag no Hibiscus Beach Club, em Ipioca, completa 5 anos comprovando sua eficácia

Entre 2017 e 2019, o mar avançou cerca de 13,50 metros em direção ao continente num trecho da praia de Ipioca

Por Claudio Bulgarelli 10/09/2024 15h17
Instalação do Sandbag no Hibiscus Beach Club, em Ipioca, completa 5 anos comprovando sua eficácia
Engenheiro e empresário avaliam sucesso da obra depois de 5 anos - Foto: Divulgação

Entre 2017 e 2019, o mar avançou cerca de 13,50 metros em direção ao continente num trecho da praia de Ipioca, litoral norte de Maceió, atingindo toda a extensão do terreno do Hibiscus Beach Club, colocando em risco boa parte da construção. Para isso, os dados foram analisados e calculados utilizando o programa DSAS (Digital Shoreline Analysis System) averiguando a taxa de mudança temporal a partir de dados vetoriais da linha de costa da praia de Ipioca.
Para proteger o patrimônio edificado do empreendimento contra a erosão marinha, o empresário Vanderlei Turatti, depois de muitas reuniões com o engenheiro Marco Lyra, especialista em proteção costeira, resolveu adotar como solução o Dissipador de Energia Sandbag, conhecido como DES. A obra, com extensão de 230 metros, que teria a função de conter o avanço do mar dentro do limite do terreno, não invadindo o terraço de praia, seguindo o caminhamento da linha de costa e dissipando a energia das ondas em caso do avanço do mar, completou 5 anos, comprovando sua eficácia.
O empresário, em entrevista exclusiva à reportagem do Tribuna Hoje, afirmou que a solução adotada promoveu, após a sua implantação, a contenção do processo erosivo no local da intervenção, e por dissipar a energia das ondas, promoveu também o equilíbrio do perfil de praia, com deposição de sedimentos, induzindo a engorda natural, e alargando a faixa de areia da praia.
Após a emersão do perfil de praia, a vegetação de restinga plantada ficou protegida da erosão, recuperando a praia natural recreativa no trecho protegido pelo Sandbag.
O engenheiro Marco Lyra, CEO da Ocean Protections, disse que o sucesso do Dissipador de Energia após 5 anos da a sua construção, na praia de Ipioca, em frente ao Hibiscus Beach Club, induziu a engorda natural pela estrutura enterrada na praia, atualmente com 70 m de alargamento da faixa de areia, a praia está recuperada.