Ciência e Tecnologia
Tecnologia de empresa alagoana para contenção da erosão costeira já está sendo aplicada em outros estados
Usado com sucesso em muitas praias alagoanas, o projeto do barra mar Bagwall, desenvolvido pela empresa alagoana Ocean Protections, do engenheiro e especialista em recuperação de praias Marco Lyra, já está sendo aplicado também em outros estados, como na praia de Janga, no município de Paulista, litoral norte de Pernambuco. O ex-secretário municipal de Meio Ambiente, Fábio Barros, postou um vídeo nas redes sociais afirmando que foi o dissipador de energia que salvou a praia de um desastre maior, devolvendo à população boa parte da praia recreativa.
Segundo ele, foi com a ideia concebida pelo Bagwall, obra de engenharia rígida para conter o avanço do mar ao longo da linha de costa, que dissipou a energia das ondas, sem transferir o processo erosivo para áreas próximas, e sem interferir na dinâmica do movimento do mar. Fábio Barros afirmou que o uso do dissipador de energia na praia de Janga se mostrou eficaz para solucionar problemas de erosão costeira, recuperando a área erodida.
O engenheiro Marco Lyra, CEO da Ocean Protections, criador do projeto, disse que a tecnologia de execução do Bagwall consiste na utilização de formas geotêxteis preenchidas com concreto ou argamassa bombeado. ``A utilização de formas geotêxteis é de fundamental importância para garantir a rapidez dos serviços e garantir a resistência do concreto dentro d’água, durante a execução dos trabalhos´´.
Sem contar que o dissipador apresenta quatro vantagens: durabilidade da obra, baixo impacto ambiental, disponibilidade do material e baixo custo de manutenção.
Mais lidas
-
1Apenas 15 anos
Corpo do filho do cantor J Neto é encontrado na cozinha
-
2Acidente
Vídeo: ônibus escolar cai em trecho da Serra da Barriga, em União dos Palmares; 17 pessoas morrem
-
3Confira
Consciência Negra: veja o que abre e fecha em Alagoas nesta quarta-feira (20)
-
4Certame
Concurso público da Prefeitura de Rio Largo acontece neste domingo (24) com mais de 36 mil inscritos
-
5Marechal Deodoro
Ausência do superintendente da Codevasf gera indignação em reunião sobre projetos envolvendo mel e própolis vermelha