Ciência e Tecnologia
Paciente que recebeu chip cerebral controlou mouse com pensamento, diz Musk
O primeiro paciente humano a receber o chip cerebral da Neuralink já está conseguindo controlar o cursor de um mouse de computador usando seus pensamentos, conforme atualizou Elon Musk, CEO da startup, na segunda-feira (19). De acordo com o empresário, o progresso tem sido constante, e a empresa já planeja os próximos passos.
O que você precisa saber:
Conforme divulgado pela Reuters, Musk acrescentou que o paciente já está “totalmente recuperado”;
O próximo passo é obter o máximo possível de cliques de botão do mouse pelo paciente;
A empresa não forneceu mais detalhes sobre o progresso do experimento — por uma questão de confidencialidade, a Neuralink não forneceu informações sobre a condição do paciente que recebeu o primeiro implante cerebral.
Neuralink faz primeiro implante cerebral em paciente humano
A Neuralink fez seu primeiro implante cerebral em um humano no fim de janeiro. O objetivo do dispositivo é ajudar pessoas com algum tipo de paralisia, como a tetraplegia.Chamado de Telepathy (Telepatia), ele é instalado por um robô em uma região do cérebro que controla a intenção de movimento, permitindo que humanos consigam controlar eletrônicos, como computadores e celulares, apenas com o pensamento.
Além de estar analisando o desenvolvimento de capacidades do paciente, a Neuralink também visa avaliar a segurança do implante e do robô que fez o procedimento cirúrgico — o objetivo é estudar três pontos principais: o implante, o robô R1 e o N1 User App (software que se conecta ao N1 e traduz sinais cerebrais em ações de computador).
Mais lidas
-
1Polêmica!
Ex-motorista de cantor processa Carlinhos Maia e Lucas e exige R$ 1 milhão por humilhação
-
2Quinta-feira
Veja o funcionamento do comércio e mercados em Maceió no feriado de 20 de novembro
-
3Arapiraca
Alan Carlos respondia a dois processos por estupro de vunerável
-
4Judiciário
STJ impõe exigência de “provas robustas” e reacende debate sobre proteção a mulheres vítimas de violência
-
5Arapiraca
Antes de matar ex-marido, médica disse que ele descumpriu medida protetiva, relata testemunha




