Ciência e Tecnologia
Ciência e Tecnologia apresenta novas funcionalidades da plataforma Oxetech
Novidades ocorreram em evento que abriu novos cursos no maior encontro Tech de Alagoas, o RogaDX
A Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti) participou, na sexta (6) e sábado (7), do maior encontro da comunidade Tech de Alagoas: o Roga Developer Experience, que ocorreu no Centro de Inovação do Polo Tecnológico do Jaraguá (CIPT). O evento propiciou desafios, workshops, abertura de novas turmas do Oxetech Lab e novidades para deixar a plataforma ainda mais interativa.
Em dois dias de evento, o CIPT recebeu mais de 2 mil pessoas, que puderam passar pelo estande da secretaria e aplicar seus conhecimentos em programação com games de múltipla escolha, duelos e desafios completos de criptografia avançada, recebendo premiações em brindes. Durante a programação, também houve um “momento de plantão” sobre empreendedorismo e inovação com toda a equipe do Programa Mentoring Team, também aportados pela Secti.
No palco do auditório, o bolsista Úlpio Netto apresentou ao público a atualização da plataforma Oxetech, que já conta com nova identidade visual e diversos novos cursos, inclusive com conteúdos próprios gravados pelos monitores da Secti. Os cursos abrangem tópicos como Introdução à Programação, HTML e CSS, React JavaScript, Linguagem da Programação em Python, Flutter (um kit de desenvolvimento de interface de usuário, de código aberto, da Google), Cibersegurança, dentre outros.
Para o secretário Silvio Bulhões, o RogaDX é um evento importante pois ajuda a fomentar e consolidar os muitos esforços que o Governo do Estado vem empreendendo na área.
“Eventos como o RogaDX fazem muito sentido para o Governo de Alagoas, porque dialogam com toda política pública que o Estado tem feito para o desenvolvimento do setor. Nas áreas de qualificação técnica, formação de profissionais, inserção de profissionais no mercado de trabalho: algo que o RogaDX traz com uma discussão bem aprofundada e se adequa muito ao que tem sido feito pelo Governo para a área de ciência e tecnologia como um todo. Nós apoiamos esse evento, assim como outros eventos focados em tecnologia, por acreditar que o setor de CT&I serão vetores para o desenvolvimento econômico de Alagoas”, afirmou o secretário.
O Oxetech, que é o principal programa de qualificação técnica na área de CT&I, em Alagoas, pelo qual já passaram mais de 10 mil alagoanos, seja na plataforma virtual ou nos laboratórios físicos, também recebeu anúncio da abertura de duas novas turmas no Lab do CIPT.
Os cursos serão: Programação Orientada à Objeto com Java, com previsão de início para 17 de outubro, e de término para 21 de dezembro, tendo 40 horas de duração; e Introdução ao Linux para Devs Iniciantes, com início marcado para 20 de outubro, e término previsto para 17 de dezembro, com duração de 20 horas.
Todos esses esforços engrandecem ainda mais esse que é um programa prioritário para o Governo do Estado, que tem gerado oportunidade para os jovens alagoanos se inserirem em um dos mercados de trabalho que mais se desenvolvem e crescem em demanda: tanto em Alagoas quanto no Brasil, e principalmente no mundo.
Mais lidas
-
1Apenas 15 anos
Corpo do filho do cantor J Neto é encontrado na cozinha
-
2Confira
Consciência Negra: veja o que abre e fecha em Alagoas nesta quarta-feira (20)
-
3Marechal Deodoro
Ausência do superintendente da Codevasf gera indignação em reunião sobre projetos envolvendo mel e própolis vermelha
-
4Consciência Negra
Jorge Aragão anima noite de sexta no Vamos Subir a Serra na Orla de Maceió
-
5É hoje!
Quem saí de 'Fazenda 16'? Enquete mostra qual peão deve ser eliminado. Veja parcial