Ciência e Tecnologia
HU Conectado tornará mais ágeis ensino, assistência e área administrativa
Sabemos que nossa população carente hoje tem como principal meio de comunicação a rede através de aplicativos que utilizam a internet. Desse modo, com um acesso mais rápido, pacientes podem trocar informações sobre o seu estado de saúde e entreter-se enquanto aguardam atendimento ou quando internados, algo fundamental quando se considera um hospital que presta socorro a pessoas de todo o Estado e muitos dos usuários saem de seus municípios a Maceió exclusivamente para o HUPAA. “Isso é um ganho imenso para com a população carente que temos. É preciso agradecer também a Ebserh, que ouviu nossas demandas. A próxima fase é usar os painéis de atendimento para darmos notícias de tudo o que acontece no hospital, para que possamos nos comunicar através deles”, detalha o gestor. Ainda segundo o superintendente, a ideia é trazer para os pacientes entretenimento e educação, aproveitando materiais produzidos pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL) sobre questões relacionadas à saúde.
Ter uma internet rápida e confiável é de extrema relevância para a assistência, relatou a gerente de Atenção à Saúde, Elizangela Cristina. Embora aparentemente simples, a ação de trazer uma internet mais rápida num hospital com seis andares, vários setores e que abriga assistência à população, pesquisa e práticas de ensino, além de rotinas administrativas, é uma das mais importantes que o hospital fez nos últimos anos, qualifica o gerente de Ensino e Pesquisa, Eurico Lobo, pelo seu caráter integrativo. Já o gerente Administrativo, Anderson Dantas, destaca a articulação de vários setores para que o HU Conectado fosse possível para discentes, docentes, colaboradores e usuários, num processo que envolve desde a aquisição de recursos pela Superintendência, a coordenação pela SETISD coordena o projeto, o cabeamento pelo SIF, a solução do cadastro pela USID, implantação e segurança pela UISTI, instalação e configuração por parte da CSTISC e o apoio da UFAL.
ETAPAS
O HU Conectado é um passo importante no avanço tecnológico do HUPAA por tornar propício interações, incorporação de novas tecnologias e melhorias de processos. As discussões sobre a inciativa começaram no ano passado. Para concretizar um projeto de grande magnitude, a sua execução foi dividida em fases: A primeira, contemplando as clínicas e o primeiro andar, que, segundo o chefe do setor de Tecnologia da Informação, Alexsandro Santos, foi a parte mais complexa do processo, porque são locais com mais equipamentos médicos, onde há mais concentração de pessoas por maior tempo.
A segunda etapa abrangeu o auditório, centro de estudos, e as gerências de Ensino e Pesquisa, Atenção à Saúde, bem como áreas mais críticas do hospital, onde médicos e demais profissionais tinham dificuldades de comunicação, visto que em algumas delas, onde se realizam exames procedimentos cirúrgicos, há barreiras que dificultam o sinal de telefonia. "Às vezes os colaboradores ficavam incomunicáveis no setor, dependendo apenas de um ramal fixo que ocasionalmente estivesse disponível. Estudantes não tinham acesso à internet para facilitar suas pesquisas. O acesso era por computadores fixos nos laboratórios e no centro de estudos”, relembra o chefe do setor de TI.
Mais longa e atual, a terceira fase terminará no final do ano e englobará o térreo do HUPAA, com ambulatórios, setor administrativo, gestão de pessoas, almoxarifados, recepção, áreas que mesclam atividades burocráticas e assistenciais, chegando ao Centro de Alta Complexidade em Oncologia (Cacon) e o Hospital Dia.
SERVIÇO
O HU Conectado dispõe de três redes: “Eduroam”, para colaboradores, estudantes e preceptores; Visitantes”, voltada a pacientes e acompanhantes e “Corporativa”, para equipamentos institucionais. Para ingressar, clique no ícone de wi-fi do seu dispositivo e preencha o cadastro refernete ao primeiro acesso.
Mais lidas
-
1Streaming
O que é verdade e o que é mentira na série Senna, da Netflix?
-
2209 anos
Celebrado nesta quinta (5), aniversário de Maceió tem festa na orla
-
3Galo
Planejamento muda no CRB após chegar um novo treinador
-
4Operação Trapaça
Mulher e sócio do influenciador Kel Ferreti também são presos em operação do Gaesf
-
5Fora de campo
Em liberdade condicional, ex-jogador Daniel Alves 'se converte' e pode virar cantor gospel; veja vídeo