Ciência e Tecnologia

Integração com Google Web Stories traz ferramenta poderosa para marketing de conteúdo

Recurso é ideal para usuários de dispositivos móveis que buscam por conteúdos curtos e fáceis de consumir

Por Assessoria 05/05/2023 15h55
Integração com Google Web Stories traz ferramenta poderosa para marketing de conteúdo
Giuliano Girondi – Head of publishers MGID Brasil - Foto: Divulgação

Um recurso em formato de narrativa visual semelhante ao Snapchat ou stories do Instagram, mas otimizado para a web, tem chamado atenção desde sua criação em 2020. O Google Web Stories é um recurso que permite aos criadores criar e compartilhar facilmente conteúdo imersivo em tela cheia compatível com dispositivos móveis. De acordo com dados do próprio Google, mais de 100 mil novos Stories são publicados todos os dias e mais de 6.500 domínios usam as Web Stories desde que a ferramenta foi lançada.

Um dos principais benefícios das Web Stories é que elas podem ser facilmente incorporadas a outros sites ou compartilhadas nas mídias sociais, tornando-as uma ferramenta poderosa para marketing de conteúdo e engajamento. Além disso, por serem otimizados para dispositivos móveis, são ideais para alcançar usuários que estão em movimento e preferem consumir conteúdo mobile. As principais vantagens do web stories são:

1. Mais tráfego, mais atenção

Criar histórias na web é uma maneira fantástica de aumentar o tráfego e ser notado online. As histórias são visíveis em toda a Internet, não apenas em uma plataforma de mídia social específica, o que significa que você pode alcançar um público maior e um grupo demográfico mais amplo instantaneamente. Além disso, as histórias da web podem ser compartilhadas como links em um site pessoal, postagem em mídia social ou qualquer outro conteúdo. Você também pode incorporar links em suas próprias histórias, o que pode ajudar a direcionar o tráfego para seu site ou por meio de um funil de marketing.

2. Você está no controle!

De texto e imagens a vídeos, animações e muito mais, há muitas maneiras de expressar suas ideias em uma história na web. A melhor parte? Você está no controle de tudo. Embora o TikTok, o Instagram e o YouTube tenham diretrizes bastante rígidas para o formato do seu conteúdo (e o próprio conteúdo), as histórias da web oferecem muito mais liberdade criativa. É uma grande oportunidade de criar um conteúdo verdadeiramente único que se destaca de outros editores.

3. É fácil acompanhar o desempenho

É importante ficar de olho em dados como taxas de cliques, taxas de abertura e impressões para entender o desempenho do seu conteúdo. Você pode usar essas informações para obter insights sobre o que está – e o que não está – funcionando, para que você possa desenvolver uma estratégia melhor daqui para frente. Tudo isso é muito fácil de fazer com histórias da web, o que significa que você pode ser seu próprio especialista em análise - mesmo sem experiência!

4. Você não precisa ser um mago da tecnologia

Não entende de tecnologia? Sem problemas. Na maioria dos casos, criar histórias na web é um processo muito rápido e simples. A plataforma foi projetada para ser fácil e amigável. Ignore o material técnico e concentre-se na narrativa!

5. Fácil de monetizar

Depois de obter a merecida atenção de suas histórias na web, é fácil monetizar e começar a lucrar com anúncios. Existem três maneiras muito fáceis de transformar suas histórias em fluxos de renda lucrativos:

Links afiliados. Incorpore links de afiliados em suas histórias que levam a outros sites, lojas e produtos. Quando alguém clica no seu link e faz uma compra, você ganha uma comissão pela venda.

Anúncios programáticos. Os anúncios programáticos normalmente são exibidos em páginas da Web comuns, mas também podem ser utilizados em suas histórias. Basta se inscrever em uma rede de anúncios de suporte, como o Google Ad Manager ou o Google AdSense, e você poderá começar a executá-los imediatamente.

Anúncios de venda direta. Os anúncios de venda direta são criados no Google Ad Manager ou MGID e são idênticos aos anúncios gráficos programáticos. A única diferença é que você precisa de um pouco mais de conhecimento técnico para colocá-los em funcionamento.

Por: Giuliano Girondi – Head of publishers MGID Brasil

Sobre a MGID

A MGID é uma plataforma global de publicidade que ajuda as marcas a alcançarem públicos locais exclusivos em escala. A solução usa tecnologia privacy-first baseada em IA para veicular anúncios relevantes e de alta qualidade em ambientes com brand-safety. A empresa oferece uma variedade de formatos de anúncio, como nativo, display e vídeo, com foco em user experience. Isso permite que os anunciantes impulsionem a performance e awareness da marca, além de que os publishers engajem e monetizem as suas audiências. Mensalmente, a MGID alcança 900 milhões de visitantes únicos, com 200 bilhões de impressões dos anúncios, em 25 mil veículos e portais confiáveis. Para mais informações, visite: www.mgid.com/pt