Ciência e Tecnologia
Startup de jogos matemáticos cresce 89% e vira principal alternativa contra defasagem escolar
O preocupante índice de defasagem no aprendizado de jovens e crianças no Brasil durante o período mais agudo da pandemia tem sido um forte estímulo para o crescimento do uso de tecnologias de escala e baixo custo na educação brasileira. O uso na grade curricular da plataforma da Matific, startup internacional de gamificação da matemática por meio de inteligência artificial e que atende estudantes de 5 a 15 anos, cresceu 89% este ano no País.
O volume de alunos, tanto da rede pública quanto do ensino privado, que utilizam a plataforma na grade curricular saltou de cerca 225 mil em 2021 para mais de 426 mil neste ano. Já a quantidade de escolas que contrataram o sistema da Matific passou de 3,3 mil na virada do ano para 5 mil em novembro de 2022.
O crescimento, que garantiu uma elevação no faturamento da empresa de 2021 para 2022 de quase 90%, colocou o Brasil na primeira posição do ranking mundial no uso da tecnologia de gamificação da matemática, seguido por Israel, Índia, Austrália, Espanha, África do Sul e Uruguai. A plataforma da Matific é adotada em 60 países, com milhões de alunos ao redor do mundo e diversos prêmios internacionais por sua pedagogia e tecnologia.
Atualmente, a Matific atende cerca de 2,1 mil colégios privados, com mais de 205 mil alunos das principais redes de educação no País, e 6 mil de instituições públicas, perfazendo cerca de 221 mil estudantes espalhados por colégios estaduais e municipais de todas as regiões brasileiras.
A previsão da startup é entrar no próximo ano letivo com praticamente o dobro de alunos atendidos, com um acréscimo de cerca de 500 mil estudantes e 6 mil colégios, que passam pela fase final de implantação da plataforma e treinamento de docentes.
“Com o avanço da internet e dispositivos de baixo custo é possível levar uma educação de qualidade para qualquer criança em cada canto do Brasil, sobretudo para os estudantes e as crianças, os chamados ‘nativos digitais’”, comenta Dennis Szyller, CEO da Matific no Brasil. “Nosso grande objetivo é levar uma experiência matemática da mais alta qualidade possível para as crianças, oferecendo uma experiência de aprendizagem personalizada e mapeada para o nível de habilidade de cada um, o que aumenta a confiança de uma maneira divertida e envolvente para o aluno. O professor tem acesso a dados acionáveis, insights sobre lacunas de aprendizado, áreas de excelência e melhorar os resultados.”, acrescenta.
Os usuários contam com acervo completo de jogos digitais de matemática da empresa, com quase 7 milhões de atividades, desafios e exercícios já executados este ano. O sistema também está alinhado à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e aos principais livros didáticos no País.
Mais lidas
-
1Acidente
Vídeo: ônibus escolar cai em trecho da Serra da Barriga, em União dos Palmares; 17 pessoas morrem
-
2Confira
Consciência Negra: veja o que abre e fecha em Alagoas nesta quarta-feira (20)
-
3Certame
Concurso público da Prefeitura de Rio Largo acontece neste domingo (24) com mais de 36 mil inscritos
-
4Marechal Deodoro
Ausência do superintendente da Codevasf gera indignação em reunião sobre projetos envolvendo mel e própolis vermelha
-
5Apenas 15 anos
Corpo do filho do cantor J Neto é encontrado na cozinha