Ciência e Tecnologia
Equipes do Sesi/AL conquistam 1º lugar na Feira Brasileira de Iniciação Científica
Mais três projetos inovadores da Rede Sesi de Educação Básica conquistaram reconhecimento nacional. Desta vez, equipes das escolas Sesi Senai Benedito Bentes e Sesi Cambona ficaram em 1º lugar, respectivamente, nas categorias "Engenharia e suas Aplicações" e "Ciências Agrárias", da Feira Brasileira de Iniciação Científica (Febic).
Outro projeto do Benedito Bentes conquistou um Prêmio Destaque. A Febic ocorreu de 7 a 11 últimos, na cidade de Pomerode-SC. A Feira é promovida pelo Instituto Brasileiro de Iniciação Científica (IBIC), de Jaraguá do Sul (SC), em parceria com organizações públicas e privadas.
A equipe do Benedito Bentes vencedora apresentou o projeto Raintasc, uma tecnologia assistiva que facilita a locomoção de cadeirantes na chuva. A ideia vem sendo desenvolvida pelos alunos Arthur de Oliveira Santos, Fernanda Vittorya Pimentel Tavares e Vinícius Santana Martins.
"É um sentimento indescritível, muita gratidão e satisfação pelo resultado alcançado em decorrência do comprometimento de toda equipe com o processo de desenvolvimento do projeto que ainda está em andamento", ressaltou a professora Ana Maria Aquino, que orienta a turma.
Já o projeto da Escola Sesi Cambona é intitulado "Utilização da biomassa para o retardo da desertificação do solo". O objetivo é desenvolver um produto ecológico sintetizado com esta finalidade. A equipe é formada pelos alunos Beatriz de Araújo Pulcino, Jhonata Augusto Silva e Emilly Karolliny Cardozo da Fonseca.
De acordo com a professora orientadora, Andrea Silva Souza, o sentimento da conquista foi de reconhecimento à seriedade com a qual os alunos desenvolvem o projeto há um ano. "A experiência nos proporcionou a continuar no caminho certo e a desenvolver com excelência projetos de iniciação científica em nossa escola", disse.
Também da Escola Sesi Senai Benedito Bentes, o projeto Tecnologias Brundtland, que tem como objetivo a extração de silício de resíduos eletrônicos para construção de células fotovoltaicas, foi reconhecido como Destaque em Melhor Registro de Pesquisa. "Ficamos muito surpresos e gratos com o reconhecimento", ressaltou a professora Karolyne Camile, que orientou os alunos Kauã de Araujo Xavier, Carlos Vinicius Farias da Silva e Glaucos Antonio Cavalcante Costa.
Mais lidas
-
1Apenas 15 anos
Corpo do filho do cantor J Neto é encontrado na cozinha
-
2Confira
Consciência Negra: veja o que abre e fecha em Alagoas nesta quarta-feira (20)
-
3Marechal Deodoro
Ausência do superintendente da Codevasf gera indignação em reunião sobre projetos envolvendo mel e própolis vermelha
-
4Consciência Negra
Jorge Aragão anima noite de sexta no Vamos Subir a Serra na Orla de Maceió
-
5Certame
Concurso público da Prefeitura de Rio Largo acontece neste domingo (24) com mais de 36 mil inscritos