Ciência e Tecnologia
Quatro dicas para fazer compras on-line com mais segurança
Uma pesquisa divulgada pela ConQuist Consultoria apontou que 71% dos entrevistados aderiram às compras on-line com a pandemia. Os bons preços, a comodidade e a segurança foram alguns dos motivos que incentivaram muitas pessoas a cadastrarem seus cartões em lojas virtuais e movimentarem mais de R$ 80 bilhões pelo e-commerce durante o primeiro ano da crise sanitária causada pelo coronavírus, segundo levantamento da Ebit/Nielsen.
Apesar dos baixos índices de fraude na modalidade, é muito importante ser cuidadoso na hora de cadastrar informações bancárias em sites. Wesney Bolzan, Head of Cyber Security da NAVA Technology for Business, empresa especialista em serviços e soluções completas para todo o ambiente de TI, afirma que estar atento aos pequenos detalhes pode garantir uma experiência mais satisfatória e segura. “O varejo on-line tem preços atrativos e promoções que encantam o consumidor. Ter o dobro de cuidado é extremamente necessário para garantir uma compra sem grandes dificuldades e à prova de golpes cibernéticos.”
Abaixo, ele dá 4 dicas para garantir maior segurança durante as compras on-line:
Desconfie de anúncios irreais
Apesar de lojas virtuais apresentarem ótimas promoções, é importante ficar sempre atento às ofertas muito absurdas. “É impossível o consumidor encontrar o melhor modelo de smartphone do ano, que custa mais de cinco mil reais, por uma quantia muito abaixo do mercado”, explica Wesney. De acordo com o Head de Cibersegurança da NAVA Technology for Business, desconfiar de descontos exorbitantes é sempre um ótimo primeiro passo.
Busque pela avaliação de outros consumidores
Procure sempre ler as avaliações e os comentários de outros usuários sobre a loja em questão. É preciso que haja esse double check para garantir que seja seguro cadastrar dados pessoais, como endereços e números de cartões. Além da experiência de outros clientes, é interessante buscar mais detalhes e valores dos produtos em outros e-commerces.
Fique de olho no canal de comunicação utilizado
Muitos golpes são aplicados por meio de anúncios que chegam por e-mail ou SMS. Portanto, é muito importante que o consumidor confira a veracidade das promoções nos sites oficiais e não só nos anúncios veiculados nas redes sociais. Além do cliente ser direcionado para domínios não confiáveis, ainda há risco dos links divulgados conterem vírus e malwares.
Confira a veracidade do site
Outro método utilizado para aplicar golpes é a recriação de sites de grandes empresas. Bolzan explica que, para verificar a veracidade de um site, os navegadores possuem o símbolo de cadeado ao lado do link, simbolizando a segurança criptografada entre loja e consumidor. Essa validação é atribuída por meio de certificados dados por empresas de cibersegurança e tecnologia que, justamente, analisam a qualidade e segurança daquele servidor.
Mais lidas
-
1Apenas 15 anos
Corpo do filho do cantor J Neto é encontrado na cozinha
-
2Confira
Consciência Negra: veja o que abre e fecha em Alagoas nesta quarta-feira (20)
-
3Certame
Concurso público da Prefeitura de Rio Largo acontece neste domingo (24) com mais de 36 mil inscritos
-
4Marechal Deodoro
Ausência do superintendente da Codevasf gera indignação em reunião sobre projetos envolvendo mel e própolis vermelha
-
5É hoje!
Quem saí de 'Fazenda 16'? Enquete mostra qual peão deve ser eliminado. Veja parcial