Confira os objetos que a Nasa levará na 1ª viagem comercial à Lua

Projeto, programado para 2021, visa aprender mais sobre nosso satélite natural para, posteriormente, enviar astronautas

Por Texto: Vinicius Szafran com Olhar Digital 25/01/2020 17h46
Confira os objetos que a Nasa levará na 1ª viagem comercial à Lua
A Nasa anunciou as cargas que vão para a Lua na primeira viagem comercial da agência, com veículos criados por companhias selecionadas para seu programa, em 2021. Serão 16 objetos no total, que serão usados em experiências científicas e demonstrações de tecnologia. Os objetos serão lançados a bordo das duas primeiras entregas da Commercial Lunar Payload Services (CLPS). O CLPS é um projeto desenvolvido junto ao Programa Artemis, que pretende levar o próximo homem e a primeira mulher ao satélite até 2024. As cargas são pequenas, pesando entre 1 kg e 15 kg, do tamanho de uma caixa de sapatos. Os objetos sairão da Terra em dois voos, realizados pelas empresas Intuitive Machines e Astrobiotic Technology, dos EUA. A primeira enviará cinco cargas a bordo da sonda Nova-C, que partirá em um foguete SpaceX Falcon, enquanto a segunda lançará a sonda Peregrine, de um foguete da United Launch Alliance, carregando 11 objetos. A Nasa enviará vários objetos para pesquisa. O objetivo é colher dados para aprofundar o conhecimento lunar antes de enviar novos astronautas. Veja abaixo quais são os objetos e o que eles fazem: Linear Energy Transfer Spectrometer (LETS) um sensor que coletará informações sobre radiação lunar Navigation Doppler Lidar for Precise Velocity and Range Sensing (NDL) fornece a velocidade e o alcance, necessários durante a descida, para ter um pouso suave em solo lunar Photovoltaic Investigation on Lunar Surface (PILS) uma plataforma de testes da ISS (Estação Espacial Internacional) para validar células solares que convertem luz em eletricidade Laser Retro-Reflector Array (LRA) uma coleção de oito espelhos de aproximadamente 1,25 cm que serão montados em uma sonda, para refletir a luz de outras naves em órbita e afirmar sua localização Surface Exosphere Alterations by Landers (SEAL) avaliará as perturbações térmicas e químicas ocorridas no solo lunar durante pousos de naves Mass Spectrometer Observing Lunar Operations (MSolo) usado para medir a exosfera lunar e a contaminação causada por naves espaciais Fluxgate Magnetometer (MAG) caracterizará campos magnéticos Near-Infrared Volatile Spectrometer System (NIRVSS) medirá hidratação, metano e dióxido de carbono da superfície e subsolo, além de mapear mudanças de temperatura PROSPECT Ion-TRap Mass Spectrometer (PITMS) for Lunar Surface Volatiles identificará as características da exosfera lunar após descida e pouso Neutron Measurements at the Lunar Surface (NMLS) determinará a quantidade de radiação de nêutrons; observará e detectará a presença de água ou outros elementos raros Neutron Spectrometer System (NSS) procurará indicações de água e gelo, e medirá a quantidade de materiais com hidrogênio perto do local de pouso Stereo Cameras for Lunar Plume-Surface Studies (SCALPSS) vai captar imagens e vídeos da pluma do aterrissador quando ela impactar a superfície lunar Lunar Node 1 Navigation Demonstrator (LN-1) demonstrará navegação autônoma para apoiar futuras operações Observações de Rádio de Baixa Frequência para a Superfície Lunar do Lado Próximo (ROLSES) determinará a densidade da bainha de fotoelétrons e a altura da escala. Programa Artemis Desenvolvido pela Nasa, em parceria com empresas de voo espacial comercial norte-americanas e parceiros internacionais, o Artemis tem como objetivo enviar a primeira mulher e o próximo homem à superfície da Lua até 2024. Segundo a Nasa, esse é o primeiro passo para estabelecer uma presença sustentável no satélite. A ideia é usar os aprendizados na Lua "para dar o próximo salto gigante - enviar astronautas para Marte". O CLPS tem 14 empresas contratadas, com o objetivo de oferecer experiências científicas na superfície lunar. A Nasa prevê avanços em pousos e veículos espaciais com o Artemis, que auxiliarão nos estudos para missões lunares a partir de 2024.