Ciência e Tecnologia

Como usar Google Fit para emagrecer

App oficial do Google para vida saudável foi atualizado e ganhou recurso de personal trainer.

Por Tech Tudo 14/09/2018 13h04
Como usar Google Fit para emagrecer
Reprodução - Foto: Assessoria

O Google Fit, aplicativo oficial do Google para vida saudável, pode ser usado para ajudar a emagrecer. Ele tem uma série de recursos que facilitam a prática de exercícios, incluindo um personal trainer virtual, introduzido na mais recente atualização do app. A reformulação foi feita em parceria com a Organização Mundial de Saúde (OMS) e com a Associação Americana do Coração (AHA), que desenvolveram metas de atividade baseadas em minutos de movimentos e pontos cardíacos.

Para aprender como emagrecer usando os recursos do Google Fit, dê uma olhada no tutorial a seguir. Lembrando que o app também pode ser usado para ganhar peso ou simplesmente ter uma vida mais ativa. O passo a passo foi feito em um Moto G5S Plus com Android 7.1.1 (Nougat), mas a plataforma está disponível em versões mais antigas do Android, além estar presente no Wear OS.

Veja como emagrecer usando o Google Fit — Foto: Raquel Freire/TechTudo

Cadastro de informações básicas

Passo 1. Ao abrir o Google Fit pela primeira vez, o app vai exibir sua conta Google na tela inicial. Toque em "Continuar como [seu nome]" e, na tela seguinte, informe sexo, data de nascimento, peso e altura. Toque em "Próxima".

Informações sobre características físicas do usuário no Google Fit — Foto: Reprodução/Raquel Freire

Passo 2. Leia os termos de uso simplificado do Google Fit e, caso concorde com as regras, toque em "Sim, vamos lá". Depois pressione "Ativar" e conceda ao aplicativo permissão de acesso à localização do dispositivo.

Aceitação dos termos de uso do Google Fit no Android — Foto: Reprodução/Raquel Freire

Passo 3. O Google Fit vai explicar brevemente o funcionamento do aplicativo. Toque em "Próxima" e então aperte os botões de "+" ou "-" para definir quantos minutos por dia você quer praticar exercício - o mínimo são 10 minutos, mas não há um valor máximo. Após definir a meta, toque em "Próxima".

Definição de meta de minutos em movimento no Google Fit — Foto: Reprodução/Raquel Freire

Passo 4. Agora estabeleça sua meta de pontos de cardio. Essa pontuação é atribuída quando você realiza atividades em ritmo acelerado. O mínimo são cinco pontos cardíacos por dia e o máximo são 200. Toque em "Definir metas" para o app registrar seus objetivos. Ao final, toque em "Concluído".

Definição de meta de pontos cardíacos no app Google Fit — Foto: Reprodução/Raquel Freire

Metas de minutos em movimento e pontos de cardio

Passo 1. O app começará com seus indicadores zerados e, conforme você andar ou correr, eles serão atualizados. Sempre que você atingir os objetivos de minutos em movimento ou pontos de cardio no dia, o Google Fit mostrará as mensagens de "Muito bem" ou "Parabéns!". Toque no círculo principal ou nos campos indicadores para visualizar os gráficos diário, semanal e mensal.

Tela principal do Google Fit antes e depois de prática de exercício — Foto: Reprodução/Raquel Freire

Passo 2. A aba "Dia" vai mostrar os gráficos de atividade física de acordo com os horários. Por padrão, ele é aberto na meta "Minutos em movimento", que exibe o somatório dos minutos de exercício no dia selecionado. Toque em "Pontos de cardio" para ver a pontuação total conseguida no dia e como ela foi adquirida ao longo das 24 horas.

Gráficos diários do Google Fit de minutos em atividade e pontos de cardio — Foto: Reprodução/Raquel Freire

Passo 3. Toque sobre a aba "Semana" para conferir o seu desempenho em um período de sete dias. Os dias em que você tiver atingido a meta serão indicados com um sinal de check na barra, tanto em "Minutos em movimento" quanto em "Pontos de cardio".

Gráficos semanais do Google Fit de minutos em atividade e pontos de cardio — Foto: Reprodução/Raquel Freire

Passo 4. Dê um toque sobre "Mês" para identficar seu desempenho no período. Quanto maior for o círculo em cima de uma data, maior foi sua quantidade de minutos em atividade ou pontos cardíacos naquele dia.

Gráficos mensais do Google Fit de minutos em atividade e pontos de cardio — Foto: Reprodução/Raquel Freire