Ciência e Tecnologia
WhatsApp aumenta prazo para desligar app em celulares antigos
Windows Phone 8, Symbian S60 e BlackBerry 10 perdem o suporte ainda em 2017; apenas o Symbian S60 será desligado na próxima semana
O WhatsApp aumentou o prazo de funcionamento do app em celulares antigos. Da lista inicial, apenas o Symbian S60 perderá o suporte daqui a exatamente uma semana, em 30 de junho. Os usuários do Android 2.3.7 poderão usar o app até fevereiro de 2020. Já as plataformas BlackBerry OS, BlackBerry 10 e Windows Phone até a versão 8.0 continuarão rodando o mensageiro até 31 de dezembro deste ano. O Nokia S40 também ganhou uma sobrevida: até o fim de 2018.
Na prática, isso significa que quem já possui o aplicativo em aparelhos antigos deverá ser capaz de usá-lo por mais algum tempo, mas sem direito a atualizações. Ao menos uma entidade de defesa do consumidor no Brasil se manifestou contra a medida.
O WhatsApp esclareceu que a medida foi tomada porque sistemas mais avançados dão suporte à criação de novos recursos, além de permitir a melhoria da segurança no app. Entretanto, os criadores do programa não foram muito claros a respeito do nível de restrições que serão impostas para quem insistir em rodar o aplicativo em aparelhos que perderam o suporte.
Nesses casos é comum que o impacto seja a falta de atualizações até um ponto em que as versões mais antigas simplesmente deixam de funcionar.
Em todo caso, a recomendação oficial é de que os usuários troquem de smartphone para continuar usando o aplicativo. Eles devem buscar modelos com sistema atualizado, sejam eles Android, Windows Phone ou iOS.
Aqui no Brasil, a associação de defesa do consumidor Proteste notificou o WhatsApp sobre a decisão de suspender o suporte. De acordo com a entidade, a atitude é um desrespeito com os 120 milhões de usuários do mensageiro, já que as atualizações são um direito e os celulares que rodam esses sitemas ainda recebem suporte das operadoras de telefonia.
Mais lidas
-
1Apenas 15 anos
Corpo do filho do cantor J Neto é encontrado na cozinha
-
2Confira
Consciência Negra: veja o que abre e fecha em Alagoas nesta quarta-feira (20)
-
3Marechal Deodoro
Ausência do superintendente da Codevasf gera indignação em reunião sobre projetos envolvendo mel e própolis vermelha
-
4Consciência Negra
Jorge Aragão anima noite de sexta no Vamos Subir a Serra na Orla de Maceió
-
5É hoje!
Quem saí de 'Fazenda 16'? Enquete mostra qual peão deve ser eliminado. Veja parcial