Ciência e Tecnologia
Android deve receber recurso para usar aplicativos sem precisar baixá-los
Novidade foi percebida pelo site XDA Developers, que analisou o código da atualização 7.8.15 da Play Store

Geralmente, se você quer usar um aplicativo, você precisa baixá-lo e instalá-lo. No entanto, o Google pode estar prestes a liberar um recurso para o Android que permite que seus usuários usem aplicativos sem a necessidade do download e da instalação. O recurso, chamado de Instant Apps, foi anunciado pela primeira vez no Google I/O 2016, um evento anual da empresa para desenvovedores.
A novidade foi percebida pelo site XDA Developers, que analisou o código da atualização 7.8.15 da Play Store. O código inclui uma mudança que insere um símbolo de Instant Apps ao lado de alguns aplicativos da loja - esse símbolo poderia ser usado para destacar os apps compatíveis com o recurso. Também aparece no novo código uma opção que facilita a desativação do recurso.
Na prática, o que acontece é que o usuário pode acessar algumas partes de determinados aplicativos sem precisar baixá-los. Se, por exemplo, seu amigo lhe enviar o link de uma música no Spotify e você não tiver o app instalado, você poderá ao menos ver o nome da música, do artista e do álbum. Isso porque o aplicativo é separado em módulos, e o celular faz download apenas dos módulos estritamente necessárias para mostrar aquela informação.
O Google já vinha testando essa ferramenta com um grupo selecionado de desenvolvedores, mas as mudanças citadas acima indicam que ela deve em breve chegar para os usuários também. De acordo com o Digital Trends, os Instant Apps funcionarão em todas as versões do Android a partir da Jelly Bean 4.1. Algumas das empresas e sites com as quais o Google já estaria desenvolvendo funções desse tipo são a Disney, o BuzzFeed e o Medium.
Mais lidas
-
1Plantão do sexo
Orgia entre funcionários de hospital durante expediente vaza na web e vira caso de polícia
-
2Susto
Avião com destino a Maceió faz pouso de emergência em Brasília
-
3Acordo Coletivo
Mesmo com lucro de R$ 706 milhões, Equatorial tenta cortar direitos de trabalhadores
-
4Invencível amor!
Quando Diná se apaixona por Otávio Jordão em 'A Viagem'?
-
5Agentes de endemias e comunitários de saúde
Batalha judicial dos Agentes de Saúde chega ao fim e Justiça reconhece direito ao piso salarial e retroativos