Ciência e Tecnologia
Nasa faz manobra para evitar colisão de sonda com lua de Marte
Foguete foi acionado para mudar rumo da nave Maven

A sonda Maven, da Nasa, fez, com sucesso, uma manobra para desviar de uma colisão com Fobos, uma das duas luas marcianas. A nave está há dois anos circulando ao redor de Marte, estudando a atmosfera do planeta e sua interação com os ventos solares.
Na terça-feira (28) a sonda acionou seu foguete para aumentar a velocidade em 0,4 metros por segundo. Embora seja uma pequena correção, foi o suficiente para evitar que batesse contra o satélite natural.
A Maven tem uma órbita elíptica ao redor de Marte, e sua trajetória tem intersecção com a de Fobos e de outras sondas que circulam em torno do planeta vermelho. Com cerca de uma semana de antecedência, a Nasa percebeu que na segunda-feira (6) a Maven iria chegar a um determinado ponto de sua órbita com apenas 7 segundos de diferença de Fobos -- ou seja, havia uma grande chance de colidirem.
Essa foi a primeira manobra para evitar a colisão da Maven com Fobos. As órbitas dos dois são conhecidas bem o suficiente para que os técnicos da agência espacial americana possam calcular com antecedência um risco de choque, iniciando procedimento para evitar que ele ocorra.
Mais lidas
-
1Demência frontotemporal
Esposa de Bruce Willis sobre doença do astro: 'Longo adeus'
-
2Valores
Cooperativas mirins constroem hoje o mundo melhor de amanhã
-
3Contrato encerrado
Globo suspende transmissão para Gazeta
-
4Dia 1º de outubro
TV Asa Branca estreia seu primeiro telejornal em Alagoas após decisão do STF contra TV Gazeta
-
54x2
CRB sai na frente, mas sofre virada e perde para o Remo em Belém