Ciência e Tecnologia
Golpe do WhatsApp promete mudar cor do aplicativo; mais de 1 milhão já caíram
Cibercriminosos induzem os usuários a compartilhar a fraude com outros dez contatos e cinco grupos alegando a necessidade de uma “verificação de usuário”
De tempos em tempos, novos esquemas aparecem com o objetivo de roubar dados dos internautas e, mesmo com as recomendações de segurança, muitas pessoas ainda acabam caindo nos golpes.
Segundo a PSafe, o mais novo deles já fez mais de 1 milhão de vítimas e é disseminado por hackers via WhatsApp. O usuário recebe uma mensagem com a possibilidade de ativar uma nova função que permite personalizar o aplicativo com a sua cor preferida.
Porém, os cibercriminosos induzem os usuários a compartilhar a fraude com outros dez contatos e cinco grupos alegando a necessidade de uma “verificação de usuário”. A partir disso, a pessoa é direcionada a uma página que leva à instalação de outros apps, sendo que a cada novo aplicativo baixado pelo usuário o hacker ganha dinheiro.
Para evitar esse tipo de ataque, a recomendação é ter um antivírus instalado e atualizado, além de evitar abrir links enviados por desconhecidos. É importante que os usuários também desconfiem de novas funções que não foram divulgadas oficialmente pela empresa.
Mais lidas
-
1Diário Oficial
Governo de Alagoas divulga lista preliminar com beneficiários dos precatórios do Fundef
-
2Velho Chico
Roteiro para aproveitar as cidades alagoanas ao longo do Rio São Francisco
-
3Excesso
Comer sementes de maçã pode levar à morte?
-
4Eleições 2024
TRE/AL decide que Jairzinho Lira não pode ser candidato à Prefeitura de Lagoa da Canoa
-
5AL-220
Condutor perde controle de carro e morre após colisão contra árvore em Batalha