Ciência e Tecnologia
Zenfone 3 Zoom promete câmera e bateria poderosas, mas decepciona
A fabricante de Taiwan apostou numa traseira em preto fosco, com as bordas arredondadas, que em muito lembra o iPhone 7 Plus
Zenfone 3 Zoom: eis o nome do novo celular da Asus, anunciado durante a feira de eletrônicos de Las Vegas, a CES 2017. O TechTudo foi até Las Vegas, nos Estados Unidos, para conhecer de perto o smartphone com promessa de câmera poderosa, além de uma bateria que pode colocar inveja nos principais concorrentes.
Logo de cara, a surpresa ficou por conta do design do Zoom. A fabricante de Taiwan apostou numa traseira em preto fosco, com as bordas arredondadas, que em muito lembra o iPhone 7 Plus. A posição da câmera dupla, em especial, faz com que o Zenfone 3 Zoom pareça uma cópia do celular da Apple.
Ao pegar o dispositivo nas mãos, um dos pontos que chamam a atenção é o peso: 170 gramas. A diferença de 18 gramas em relação ao Plus ficou perceptível, pois o Zenfone 3 Zoom se tornou extremamente leve, se levarmos em consideração que é um telefone com tela de 5,5 polegadas – com resolução Full HD e painel AMOLED.
Nos nossos testes, o celular mostrou-se rápido ao executar tarefas. O desempenho se deve ao processador Qualcomm Snapdragon 625 e à memória RAM de até 4 GB. Porém, a câmera foi justamente o que causou espanto no primeiro contato com este novo produto. A Asus posiciona o 3 Zoom como um celular “para fotografia”. A câmera dupla está ali para fornecer um zoom ótico de 2,3x, em tese mais poderoso do que o zoom do iPhone 7 Plus, que está limitado a 2,0x.
O usuário encontra, no aplicativo de câmera, um botão que permite ajustar o zoom. Ao ultrapassar a marca de 2,3x, que é quando o dispositivo faz a troca automática de câmera, houve uma diferença brutal nas cores que aparecem na imagem. Uma paisagem que puxava para tons de amarelo quando o celular estava sem zoom, repentinamente ficou avermelhada quando chegou ao zoom de 2,6x.
A impressão que fica é que foram escolhidos sensores de imagem de empresas diferentes e não houve o ajuste fino posterior, para regular a captura de cores. O comportamento é completamente diferente do visto na principal referência em smartphone com câmera dupla do mercado, o iPhone 7 Plus. No modelo da Apple, por mais que o usuário aplique zoom, não é perceptível que o smartphone trocou da câmera grande angular pela teleobjetiva. Por sua vez, o Zenfone 3 Zoom parece bugado.O sistema de dual camera do Zenfone 3 Zoom é composto por uma câmera principal de 12 megapixels, 25 mm, com abertura f/1.7 e sensor fornecido pela Sony. Já a câmera “de zoom”, como eles chamam, é uma 59 mm também com captura de imagens em 12 megapixels, abertura f/2.6 e zoom ótico de 2,3x. O zoom digital ultrapassa os 12x, mas seu uso não é recomendável porque acarreta perda de qualidade da foto. A câmera frontal, para selfies, tem 13 megapixels e abertura f/2.0.
Outro destaque do Zenfone 3 Zoom é a bateria de 5.000 mAh. A especificação técnica faz do celular uma opção para quem quer ficar longe da tomada durante o dia todo. Ainda é preciso checar se o telefone realmente cumpre o que promete, mas ao menos o número apresentado pela Asus já chama a atenção. O indicador de mAh representa a quantidade de energia que a bateria do telefone é capaz de armazenar.A Asus informou que não tem previsão de início das vendas do Zenfone 3 Zoom no Brasil. O preço dele também não foi anunciado.
Mais lidas
-
1Diário Oficial
Governo de Alagoas divulga lista preliminar com beneficiários dos precatórios do Fundef
-
2Até 13 de setembro
Com apoio do Governo de AL, Maceió recebe reunião do G20 a partir desta segunda (9)
-
3Economia digital
Prefeitura de Maceió organiza cidade para receber reunião do G20
-
4Baleado em Paraty
Como está o Mingau do Ultraje a Rigor? Baixista ganha festa de aniversário em hospital
-
5Fanatismo
Embarcando na Loucura: A expedição de um casal de SP até Maceió numa velha Kombi de 55 anos, pela paixão de Raul Seixas