Cidades

Técnicos do IMA analisam língua suja na praia de Ponta Verde

Por Valdete Calheiros - repórter / Tribuna Independente 13/01/2026 08h50
Técnicos do IMA analisam língua suja na praia de Ponta Verde
Problema de língua suja é antigo e se repete na orla de Maceió - Foto: Sandro Lima

Deverá ser finalizado ainda esta semana o resultado da análise, realizada pelo Instituto do Meio Ambiente de Alagoas, em uma língua suja localizada na praia da Ponta Verde, em Maceió.

A coleta de amostras aconteceu na última sexta-feira para verificar qual material foi despejado no mar.

Os técnicos do laboratório do Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA) foram à praia da Ponta Verde, após denúncias, para realizar análises de um trecho de língua suja que surgiu na localidade.

A coleta de amostras ocorreu para verificar qual material foi despejado no mar. Em um prazo de até dez dias serão divulgados os resultados das análises para que sejam tomadas as devidas providências.

“O laboratório tomou providências ágeis, para garantir a qualidade das amostras, para que tenhamos uma análise minuciosa, para contribuir com o trabalho desenvolvido pelos outros setores. Favorecendo a tomada de decisões e medidas conforme a legislação ambiental”, destacou Paulo Lira, gerente do Laboratório do IMA/AL.

O trabalho será acompanhado também pelos setores de fiscalização e gerenciamento costeiro. O IMA/ AL também orientou que a população evite banhos de mar nos locais afetados pelas línguas sujas, pois esses contaminantes podem causar danos à saúde.

O surgimento das línguas sujas em pleno verão, com Maceió tomada por turistas, contrasta, e muito, com o que é vendido nacional e internacionalmente sobre a capital alagoana, conhecida como o paraíso das águas.

O problema não é novidade e se repete afugentando os turistas que se decepcionam ao constatarem que a praia, tão instagramável, não é apropriada para o banho de mar. Com as línguas sujas, a balneabilidade fica comprometida.

Enquanto o resultado não é divulgado, os turistas – e nativos – precisam contar com a sorte para achar trechos em que possam aproveitar as belezas naturais de Maceió sem comprometer a saúde e ter que interromper as férias de foram antecipada.