Cidades
Vice-prefeito e titular da Seminfra diz que obras em encostas simbolizam proteção de vidas
Vale do Reginaldo tem cinco obras de encostas concluídas e outras quatro em andamento
"Proteção de vidas". Foi desta forma que o vice-prefeito e titular da Secretaria Municipal de Infraestrutura de Maceió (Seminfra), Rodrigo Cunha, definiu o trabalho de contenção definitiva de encostas na capital alagoana. Ao todo, são sete do tipo, quatro somente no Vale do Reginaldo, no Poço, de onde ele falou à imprensa, nesta segunda-feira (24), sobre o trabalho desenvolvido ao longo dos últimos cinco anos de gestão do prefeito JHC.A encosta vistoriada pelo titular da Seminfra está com 90% dos serviços concluídos, com a implementação da tecnologia de solo grampeado e drenagem.
"Para se ter ideia da importância disso, nesse longo período, não registramos uma morte sequer por desmoronamento e deslizamento de encosta. Porque a decisão não é remediar, mas prevenir. Aqui, temos uma localidade onde há casas em cima e embaixo ao longo da encosta, e esse trabalho traz segurança e tranquilidade à população. Já investimos mais de R$ 40 milhões somente aqui no Reginaldo, para fazermos o melhor para quem mora em áreas de risco por toda Maceió", declarou Rodrigo Cunha.

Além das obras que estão sendo realizadas no Vale do Reginaldo atualmente, outras estão em andamento na Rua Princesa Diana, no São Jorge; no Mirante São Rafael, no Jacintinho; e no Conjunto João Sampaio (dentro do Parque Municipal), no Petrópolis.
Além disso, foram concluídas, recentemente, as obras de mais uma encosta na Chã de Bebedouro.Além das obras em curso, o Vale do Reginaldo conta com outros cinco pontos de encostas entregues pela Prefeitura de Maceió, por meio da Seminfra. Foram duas obras de contenção definitiva e três de proteção de encostas.Solo grampeado
O solo grampeado é uma técnica de reforço que aumenta a resistência e a estabilidade dos terrenos inclinados. Os sistemas de drenagem são complementares e ajudam a remover o excesso de água do solo, garantindo assim, a estabilidade das encostas.
Nos últimos anos, a Prefeitura de Maceió entregou 38 obras em encostas em diversas comunidades, sendo 25 pontos de proteção de encostas (que consiste na impermeabilização do solo e na aplicação de geocomposto de PVC), e 13 pontos com contenção definitiva.
Mais lidas
-
1Galo
CRB deve avaliar atual elenco e iniciar planejamento para 2026
-
2Arapiraca
Família nega que médico tenha estuprado a filha menor e pede justiça por assassinato
-
3Fogo no feno!
A Fazenda 17: queda, puxão de edredom e suposta agressão revoltam o público; veja vídeo
-
4Polêmica!
Ex-motorista de cantor processa Carlinhos Maia e Lucas e exige R$ 1 milhão por humilhação
-
5Quinta-feira
Veja o funcionamento do comércio e mercados em Maceió no feriado de 20 de novembro




