Cidades

Secretaria de Estado do Meio Ambiente inaugura 68ª horta urbana em Alagoas

Objetivo do programa é implantar hortas em todos os 102 municípios do estado

Por Semarh 03/11/2025 16h26
Secretaria de Estado do Meio Ambiente inaugura 68ª horta urbana em Alagoas
Programa promove sustentabilidade e contribui para a segurança alimentar - Foto: Matheus Nascimento

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) vai inaugurar mais uma horta urbana em Maceió. O evento acontecerá na próxima sexta-feira (7), às 10h, na Escola Estadual Princesa Isabel, localizada no Centro Educacional de Pesquisas Aplicadas (Cepa), no bairro do Farol. Esta será a 6ª horta urbana na capital de um total de 68 criadas no estado.

Iniciado em agosto de 2021, o programa Hortas Urbanas tem como objetivo promover a conscientização sobre a importância da sustentabilidade em escolas, ONGs e outros espaços com áreas destinadas ao cultivo de hortas. A iniciativa também capacita agentes locais para contribuir com a produção de alimentos agroecológicos e livres de agrotóxicos, promovendo a segurança alimentar e a recuperação de terrenos degradados.

Com a implementação da horta, a comunidade escolar da Princesa Isabel terá acesso a alimentos frescos e saudáveis, como frutas, vegetais e ervas para chás e temperos, contribuindo para uma alimentação mais equilibrada.

Para o secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Judson Cabral, as hortas cumprem um papel que vai além da alimentação segura.

“O programa Hortas Urbanas é um dos projetos mais lindos que desenvolvemos. Além de contribuirmos para uma alimentação mais saudável dessas famílias, as hortas também colaboram com a saúde mental, tornando-se uma prática terapêutica e unindo a comunidade”, explicou.

Ampliando a promoção da sustentabilidade em diversas comunidades, as hortas urbanas já estão presentes nos municípios de Teotônio Vilela, Campo Alegre, Taquarana, Delmiro Gouveia, Arapiraca, Junqueiro, Mata Grande, Inhapi, Piaçabuçu, São Miguel dos Campos, Porto Calvo, Marechal Deodoro, Girau do Ponciano, Murici, Chã Preta, Flexeiras, Olho d’Água do Casado, Olho d'Água Grande, São José da Tapera, Limoeiro de Anadia, União dos Palmares, Palmeira dos Índios, Craíbas, Santa Luzia do Norte, São Sebastião, Jequiá da Praia, Messias, Boca da Mata e Batalha.